domingo, 19 de março de 2023

 QUARESMA PASSO A PASSO - 2023

Solenidade (transferida) de S. José, esposo da Virgem Santa Maria

Segunda-feira IV – dia 23 –20/03/2023

EVANGELHO Mt 1, 16.18-21.24a

«Quando despertou do sono, José fez como lhe ordenara o Anjo do Senhor 

O texto de Mateus vem na continuação da genealogia que apresenta Jesus como um membro do seu povo, mas, simultaneamente, mostra-O como aquele que vem de Deus. Está connosco porque Deus assim o quis e o realizou pelo Seu Espírito e não por qualquer ação dos homens. O Espírito, que tem já uma ação importante na criação, está presente na vida de Jesus desde o início, dando início a uma nova criação. Pode ver-se, ainda, como a intervenção de Deus na história dos homens afeta a humanidade em geral, mas afeta algumas pessoas em particular. O nascimento de uma criança, filho de uma mãe solteira, vai interferir com a norma estabelecida entre os homens, mas interfere particularmente na vida de Maria e de José. Maria vê alterada a sua atitude diante de Deus e diante dos homens e José vê posta em causa toda a sua arquitetura existencial. Deus, porém, não abandona o homem à sua sorte, revela-se, mostrando os seus desígnios de salvação e revelando de que modo cada um pode colaborar com Ele na salvação do mundo.

aliturgia.com

«Jacob gerou José, esposo de Maria, da qual nasceu Jesus, chamado Cristo. O nascimento de Jesus deu-se do seguinte modo: Maria, sua Mãe, noiva de José, antes de terem vivido em comum, encontrara-se grávida por virtude do Espírito Santo. Mas José, seu esposo, que era justo e não queria difamá-la, resolveu repudiá-la em segredo. Tinha ele assim pensado, quando lhe apareceu num sonho o Anjo do Senhor, que lhe disse: «José, filho de David, não temas receber Maria, tua esposa, pois o que nela se gerou é fruto do Espírito Santo. Ela dará à luz um filho e tu pôr-Lhe-ás o nome de Jesus, porque Ele salvará o povo dos seus pecados». Quando despertou do sono, José fez como lhe ordenara o Anjo do Senhor.»

A história de Deus com os homens é uma história de salvação, que começa na criação e não termina nunca. Em Cristo, com o seu nascimento, muda radicalmente a forma de o homem se relacionar com Deus e mudam os critérios pelos quais os homens são chamados a ler a realidade. Em José podemos ver como, mesmo que seja difícil, é possível mudar a nossa análise, para ver como Deus vê e de que modo Ele se serve das pessoas concretas para se tornar presente e realizar a salvação dos homens. Cada um de nós é chamado a ser José, no silêncio do seu coração, onde podem ser acolhidos todos os que à primeira vista parecem estar fora da lei dos homens e da lei de Deus. Amados, todos os homens podem tornar-se lugar de esperança e de vida como Maria.

Senhor Jesus, Deus connosco, que em Maria Te fizeste próximo de cada homem e em José nos mostras o silêncio como lugar onde cada um se pode encontrar com o teu plano de salvação, dá-nos a coragem de acolher as circunstâncias da vida para as transformar em sinais de Deus para o mundo. Faz-nos compreender o mistério da tua ação nas entrelinhas da nossa vida e transforma em nós os critérios de observação da realidade para podermos ver e amar como Tu vês e amas.

aliturgia.com

Salve, guardião do Redentor
e esposo da Virgem Maria!
A vós, Deus confiou o seu Filho;
em vós, Maria depositou a sua confiança;
convosco, Cristo tornou-Se homem.

Ó Bem-aventurado José, mostrai-vos pai também para nós
e guiai-nos no caminho da vida.
Alcançai-nos graça, misericórdia e coragem,
e defendei-nos de todo o mal. Ámen.

Papa Francisco

Sem comentários:

Enviar um comentário