terça-feira, 7 de março de 2023

 QUARESMA PASSO A PASSO - 2023

  

Quarta-feira II – dia 13 –08/03/2023

Evangelho Mt 20, 17-28

«Quem entre vós quiser tornar-se grande seja vosso servo e quem entre vós quiser ser o primeiro seja vosso escravo.»

Este relato do evangelho é uma catequese muito profunda para os discípulos e para nós. Jesus sobe a Jerusalém e, a meio do caminho, sente a necessidade de chamar à parte os doze para os instruir. De um lado a multidão e do outro Jesus com os doze. Olhai que todos sobem a Jerusalém, mas a nossa subida é diferente da subida de todos os outros. Eu subo para ser entregue às mãos dos homens. Mais à frente Jesus é interrompido pela mãe dos irmãos Zebedeu. Ali gera-se uma nova distinção. Agora são dois que se afastam dos outros dez. “Ordena que estes dois…” diz a mãe. Jesus ensina que é preciso beber um cálice e receber um batismo e que mesmo assim, nada é garantido. Logo a seguir são dez que se distanciam dos dois irmãos e mergulham na indignação. Jesus tem que educar agora para o serviço. “Os chefes das nações exercem domínio… não deve ser assim entre vós”. A medida é a de Cristo, servir e dar a vida.

aliturgia.com

"Naquele tempo, enquanto Jesus subia para Jerusalém, chamou à parte os Doze e durante o caminho disse-lhes: «Vamos subir a Jerusalém e o Filho do homem vai ser entregue aos príncipes dos sacerdotes e aos escribas, que O condenarão à morte e O entregarão aos gentios, para ser por eles escarnecido, açoitado e crucificado. Mas ao terceiro dia Ele ressuscitará». Então a mãe dos filhos de Zebedeu aproximou-se de Jesus com os filhos e prostrou-se para Lhe fazer um pedido. Jesus perguntou-lhe: «Que queres?» Ela disse-Lhe: «Ordena que estes meus dois filhos se sentem no teu reino um à tua direita e outro à tua esquerda». Jesus respondeu: «Não sabeis o que estais a pedir. Podeis beber o cálice que Eu hei de beber?» Eles disseram: «Podemos». Então Jesus declarou-lhes: «Haveis de beber do meu cálice. Mas sentar-se à minha direita e à minha esquerda não pertence a Mim concedê-lo; é para aqueles a quem meu Pai o designou». Os outros dez, que tinham escutado, indignaram-se com os dois irmãos. Mas Jesus chamou-os e disse-lhes: «Sabeis que os chefes das nações exercem domínio sobre elas e os grandes fazem sentir sobre elas o seu poder. Não deve ser assim entre vós. Quem entre vós quiser tornar-se grande seja vosso servo e quem entre vós quiser ser o primeiro seja vosso escravo. Será como o Filho do homem, que não veio para ser servido, mas para servir e dar a vida pela redenção dos homens»."

O texto oferece-me imensos elementos de reflexão. Hoje, fiquei ali com Jesus a meio do caminho, na subida para Jerusalém. Sinto que Ele me retira do meio da multidão e me pede que tome consciência do que me espera à chegada. O ruído da multidão, as conversas, os comentários sobre Jesus, os interesses particulares, a mesquinhez das promoções e tantas outras realidades humanas, não podem fazer-me esquecer do verdadeiro objetivo: “dar a vida pela salvação dos homens”.

O Teu cálice e o Teu batismo desafiam-me a esquecer o que sou e a pensar decididamente no “para quem sou” de modo a que tudo tenha sentido e termine em ressurreição. Lava-me de toda a mesquinhez humana no batismo da Tua Cruz, Senhor.

aliturgia.com

Pai Nosso que estais nos céus, santificado seja o Vosso Nome, venha a nós o Vosso Reino, seja feita a Vossa vontade, assim na terra como no céu. O pão nosso de cada dia nos dai hoje, perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido e não nos deixeis cair em tentação,mas livrai-nos do mal. Ámen.

Sem comentários:

Enviar um comentário