sexta-feira, 24 de março de 2023

  QUARESMA PASSO A PASSO - 2023  

SOLENIDADE DA ANUNCIAÇÃO DO SENHOR

Sábado IV – dia 28 –25/03/2023

EVANGELHO Lc 1, 26-38

«Eis a escrava do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra.»

Celebramos a Solenidade da Anunciação do Senhor. Lucas conta como o anjo entrou em casa de Maria e lhe fez o anúncio da escolha divina para ela se tornar a mãe do Senhor. Esta narração é cheia de elementos para reflexão. Maria é desposada com José, mas aos olhos do Senhor é cheia de graça. O anjo revela-lhe que vai ser mãe de Jesus, o Deus que salva. O seu filho será grande e chamar-se-á Filho do Altíssimo. Nada do que acontecerá será obra dos homens, mas de Deus que no Espírito Santo manifestará o seu poder. Perante esta revelação, Maria percebe que não há outro impedimento a não ser a sua vontade e submete-se à vontade de Deus.

aliturgia.com

"Naquele tempo, o Anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia chamada Nazaré, a uma Virgem desposada com um homem chamado José, que era descendente de David. O nome da Virgem era Maria. Tendo entrado onde ela estava, disse o Anjo: «Ave, cheia de graça, o Senhor está contigo». Ela ficou perturbada com estas palavras e pensava que saudação seria aquela. Disse-lhe o Anjo: «Não temas, Maria, porque encontraste graça diante de Deus. Conceberás e darás à luz um Filho, a quem porás o nome de Jesus. Ele será grande e chamar-Se-á Filho do Altíssimo. O Senhor Deus Lhe dará o trono de seu pai David; reinará eternamente sobre a casa de Jacob e o seu reinado não terá fim». Maria disse ao Anjo: «Como será isto, se eu não conheço homem?». O Anjo respondeu-lhe: «O Espírito Santo virá sobre ti e a força do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra. Por isso o Santo que vai nascer será chamado Filho de Deus. E a tua parenta Isabel concebeu também um filho na sua velhice e este é o sexto mês daquela a quem chamavam estéril; porque a Deus nada é impossível». Maria disse então: «Eis a escrava do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra»."

A minha vida, como a de Maria, é lugar onde Deus se quer revelar aos homens. Na vida quotidiana julgo que tudo é banal e nada de novo nem de interessante acontece que possa prender a atenção de Deus. Mas Deus olha para mim e, apesar da minha pobreza, desafia-me a retirar o impedimento da minha vontade e deixar que Ele faça o que é impossível aos meus olhos. Como Maria também eu posso dizer “faça-se em mim segundo a tua vontade”.

Para Ti, Senhor, nada é impossível. Entras na minha vida e fazes morada em mim com o poder do Teu amor. Perante a Tua força não posso resistir nem colocar obstáculos. Senhor, dá-me a lucidez de Maria para poder dizer com verdade, “faça-se em mim segundo a Tua vontade”.

aliturgia.com

A irrupção surpreendente, decisiva e revolucionária de Deus na história «inverte» tudo, a ponto que «é difícil» encontrar as palavras certas para uma pregação. E assim o Papa sugeriu que se releia «palavra por palavra» o trecho evangélico de Lucas que narra a Anunciação. (…)

«O trecho do Evangelho de Lucas que ouvimos — observou imediatamente Francisco na homilia, referindo-se ao excerto proposto pela liturgia (1, 26-38) — narra-nos o momento decisivo da história, aquele por assim dizer mais revolucionário». Com efeito, «é uma situação conturbada, tudo muda, a história inverte-se».

Por esta razão, confidenciou o Papa, «é difícil pregar com base neste trecho e quando, no Natal ou no dia da Anunciação, professamos a fé para dizer este mistério ajoelhamo-nos». Este, insistiu o Pontífice, «é o momento que muda tudo, tudo, a partir da raiz: liturgicamente, hoje é o dia da raiz». A ponto que, explicou Francisco, «a antífona que hoje marca o sentido é a raiz de Jessé, da qual brotará “um rebento”». É Deus que «se abaixa, Deus entra na história e fá-lo com o seu estilo original: uma surpresa». E deste modo «o Deus das surpresas surpreende-nos mais uma vez».

«Penso que nos fará bem a todos, pensando neste momento, ouvir outra vez este trecho», sugeriu o Papa, acrescentando: «Pensemos, palavra por palavra, no que aconteceu naquele dia a uma jovem de dezasseis anos, talvez, numa aldeia longínqua, que ninguém conhecia».

Era o «sexto mês de gravidez de Isabel» recordou o Pontífice, o qual em seguida releu integralmente o trecho do Evangelho de Lucas.

Papa Francisco

(Capela de Santa Marta, 20 de dezembro de 2018)

Avé-Maria cheia de graça, o Senhor é convosco, bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre Jesus. Santa Maria, mãe de Deus, rogai por nós pecadores agora e na hora da nossa morte. Ámen.

Sem comentários:

Enviar um comentário