domingo, 12 de março de 2023

  QUARESMA PASSO A PASSO - 2023

Segunda-feira III – dia 17 –13/03/2023

Evangelho Lc 4, 24-30

«Em verdade vos digo: Nenhum profeta é bem recebido na sua terra.» 

Jesus, na sinagoga de Nazaré, ambiente religioso da sua terra, recorda que a atitude interior é mais importante do que a atitude exterior. Estar na sinagoga e ser judeu não concede àquelas pessoas um estatuto especial diante das outras. O facto de Deus ter colocado à sua disposição os meios necessários para a salvação não significa que elas se salvem. Recorda-lhes, por isso, que noutros tempos e noutros lugares, homens que estavam longe sentiram mais fome e mais necessidade de Deus do que as pessoas que tinham à sua disposição os meios para se curarem e para saciarem a fome. Noutros tempos, pessoas de Nazaré, recusaram, como eles, a proposta de vida interior que neste dia lhes é apresentada pelo próprio Filho de Deus.

aliturgia.com

"Naquele tempo, Jesus veio a Nazaré e falou ao povo na sinagoga, dizendo: «Em verdade vos digo: Nenhum profeta é bem recebido na sua terra. Digo-vos a verdade: Havia em Israel muitas viúvas no tempo do profeta Elias, quando o céu se fechou durante três anos e seis meses e houve uma grande fome em toda a terra; contudo, Elias não foi enviado a nenhuma delas, mas a uma viúva de Sarepta, na região da Sidónia. Havia em Israel muitos leprosos no tempo do profeta Eliseu; contudo, nenhum deles foi curado, mas apenas o sírio Naamã». Ao ouvirem estas palavras, todos ficaram furiosos na sinagoga. Levantaram-se, expulsaram Jesus da cidade e levaram-n’O até ao cimo da colina sobre a qual a cidade estava edificada, a fim de O precipitarem dali abaixo. Mas Jesus, passando pelo meio deles, seguiu o seu caminho."

Jesus, hoje, diz-me a mim que o facto de o conhecer e até de ser batizado não me confere nenhum estatuto especial se, a par disso, eu não fizer um verdadeiro acolhimento da Sua pessoa e não fizer uma verdadeira conversão interior. Corro o risco de me revoltar e querer atirar para fora da minha vida Aquele em quem digo acreditar só porque Ele não se identifica com os critérios que eu defini que Ele devia ter na minha vida.

Tu não és como eu quero, nem a Tua vontade se identifica com a minha. Aceitar-Te e aceitar os Teus critérios não me é fácil, Senhor. Muitas vezes corro o mesmo risco das pessoas de Nazaré, querendo que Tu sejas, faças e digas o que me agrada. Ensina-me, Senhor, a perceber os Teus critérios para que viva de acordo com a Tua proposta de salvação e deixe que me cures e me sacies no mais íntimo de mim mesmo.

aliturgia.com

Avé-Maria cheia de graça, o Senhor é convosco, bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre Jesus. Santa Maria, mãe de Deus, rogai por nós pecadores agora e na hora da nossa morte. Ámen.

Sem comentários:

Enviar um comentário