quarta-feira, 1 de março de 2023

 QUARESMA PASSO A PASSO - 2023

Quinta-feira I – dia 8 –02/03/2023

Evangelho: Mt 7, 7-12

«Pedi e dar-se-vos-á, procurai e encontrareis, batei à porta e abrir-se-vos-á»

O texto de Mateus faz parte do Sermão da Montanha. Jesus incentiva os discípulos à confiança. Vale a pena bater à porta de Deus porque Ele nos atende como um pai atende um filho. O segredo é uma vida ativa: pedi, procurai, batei.

aliturgia.com

"Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Pedi e dar-se-vos-á, procurai e encontrareis, batei à porta e abrir-se-vos-á. Porque todo aquele que pede recebe, quem procura encontra e a quem bate à porta abrir-se-á. Qual de vós dará uma pedra a um filho que lhe pede pão, ou uma serpente se lhe pedir peixe? Ora, se vós que sois maus, sabeis dar coisas boas aos vossos filhos, quanto mais o vosso Pai que está nos Céus as dará àqueles que lhas pedem! Portanto, o que quiserdes que os homens vos façam fazei-lho vós também: esta é a Lei e os Profetas»."

Vejo-me muitas vezes a querer tudo feito, sem trabalho, sem esforço, sem preocupação. Entendo que Deus devia fazer por mim, para que eu não sofra nem passe por dificuldades que me complicam a vida. Outras vezes, encho-me do orgulho de quem não precisa de ninguém e não peço nada. Não preciso, eu faço, eu consigo sozinho, eu sou capaz. Jesus pede-me a dedicação de quem procura e a humildade de quem pede, porque o Pai não rejeita aqueles que lhe batem à porta.

aliturgia.com

Pai Nosso que estais nos céus, santificado seja o Vosso Nome, venha a nós o Vosso Reino, seja feita a Vossa vontade, assim na terra como no céu. O pão nosso de cada dia nos dai hoje, perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido e não nos deixeis cair em tentação,mas livrai-nos do mal. Ámen.

MEDITAÇÕES MATUTINAS NA SANTA MISSA CELEBRADA
NA CAPELA DA DOMUS SANCTAE MARTHAE

O suplemento de Deus

Quinta-feira, 9 de Outubro de 2014

«Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e achareis; batei, e abrir-se-vos-á. Pois todo aquele que pede, recebe; aquele que procura, acha; e ao que bater, se lhe abrirá».(...) o Papa voltou a meditar sobre o tema da oração, sobre a condição do homem que pede e sobre o amor de Deus que responde e dá em abundância.

Depois de ter recordado as palavras da coleta pronunciadas antes da liturgia da palavra, o Pontífice começou a sua reflexão observando que «é próprio da misericórdia de Deus não só perdoar, mas ser generoso e dar sempre mais...». Meditando em especial sobre a invocação, Francisco frisou: «Talvez na oração peçamos isto e aquilo, mas Ele dá-nos sempre mais!».

Então, seguindo a narração evangélica o Papa recordou que, um pouco antes do trecho proposto pela liturgia, os Apóstolos pediram a Jesus que lhes ensinasse a rezar, como João fizera com os discípulos. «E o Senhor ensinou-lhes o Pai-Nosso». Depois, o Evangelho fala da «generosidade de Deus», da «misericórdia que dá sempre mais do que nós julgamos que se possa fazer».

(...)

Deste modo o Senhor «quer despertar a confiança na oração». (...) o Pontífice explicou: «Nisto consiste a oração: em pedir, procurar e bater à porta do Coração de Deus, o amigo que nos acompanha, o Pai» que ama todas as suas criaturas. (...)

Papa Francisco

                                                      

Sem comentários:

Enviar um comentário