domingo, 3 de março de 2024

 QUARESMA PASSO A PASSO  

2024 - Ano B

17º Dia – Segunda III – 04/03/2024

«Em verdade vos digo: Nenhum profeta é bem recebido na sua terra.»;

«Levantaram-se, expulsaram Jesus da cidade e levaram-n’O até ao cimo da colina sobre a qual a cidade estava edificada, a fim de O precipitarem dali abaixo. Mas Jesus, passando pelo meio deles, seguiu o seu caminho.»

Evangelho Lc 4,24-30

Jesus, na sinagoga de Nazaré, ambiente religioso da sua terra, recorda que a atitude interior é mais importante do que a atitude exterior. Estar na sinagoga e ser Judeu não concede àquelas pessoas um estatuto especial diante das outras. O facto de Deus ter colocado à sua disposição os meios necessários para a salvação não significa que elas se salvem. Recorda-lhes, por isso, que noutros tempos e noutros lugares, homens que estavam longe sentiram mais fome e mais necessidade de Deus do que as pessoas que tinham à sua disposição os meios para se curarem e para saciarem a fome. Noutros tempos, pessoas de Nazaré, recusaram, como eles, a proposta de vida interior que neste dia lhes é apresentada pelo próprio Filho de Deus.

www.aliturgia.com

"Naquele tempo, Jesus veio a Nazaré e falou ao povo na sinagoga, dizendo: «Em verdade vos digo: Nenhum profeta é bem recebido na sua terra. Digo-vos a verdade: Havia em Israel muitas viúvas no tempo do profeta Elias, quando o céu se fechou durante três anos e seis meses e houve uma grande fome em toda a terra; contudo, Elias não foi enviado a nenhuma delas, mas a uma viúva de Sarepta, na região da Sidónia. Havia em Israel muitos leprosos no tempo do profeta Eliseu; contudo, nenhum deles foi curado, mas apenas o sírio Naamã». Ao ouvirem estas palavras, todos ficaram furiosos na sinagoga. Levantaram-se, expulsaram Jesus da cidade e levaram-n’O até ao cimo da colina sobre a qual a cidade estava edificada, a fim de O precipitarem dali abaixo. Mas Jesus, passando pelo meio deles, seguiu o seu caminho."

Jesus, hoje, diz-me a mim que o facto de O conhecer e até de ser batizado não me confere nenhum estatuto especial se, a par disso, eu não fizer um verdadeiro acolhimento da Sua pessoa e não fizer uma verdadeira conversão interior. Corro o risco de me revoltar e querer atirar para fora da minha vida Aquele, em quem digo acreditar, só porque não se identifica com os critérios que eu defini que Ele devia ter na minha vida.

www.aliturgia.com

Avé-Maria cheia de graça, o Senhor é convosco, bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre Jesus. Santa Maria, mãe de Deus, rogai por nós pecadores agora e na hora da nossa morte. Ámen.

Como é difícil reconhecermos que, pessoas mais próximas de nós, nos podem ajudar a reconhecer que não estamos a percorrer o bom caminho, que nos estamos a desviar do que Deus deseja de nós. As vozes simples, as vozes do nosso envolvente geográfico e social, da nossa terra, são as que melhor nos podem ajudar a encontrar os novos caminhos que a Igreja e a sociedade necessitam. Às vezes, não gostamos deles, especialmente quando nos mostram os nossos erros e colocam as nossas opções em xeque. Não podemos negar que os profetas nos incomodam, principalmente quando são pessoas próximas de nós. 

Sem comentários:

Enviar um comentário