terça-feira, 5 de março de 2024

 QUARESMA PASSO A PASSO  

2024 - Ano

19º Dia – Quarta-feira III – 06/03/2024

«Mas aquele que praticar os mandamentos e os ensinar será grande no reino dos Céus

Evangelho Mt 5, 17-19

Jesus apresenta-se diante dos homens como uma novidade tão absoluta que muitos dos seus ouvintes e dos seus discípulos julgam que ele vem alterar o que está na Lei e o que tinha sido anunciado pelos profetas. Perante isto, Jesus tem a preocupação de lhes dizer que não é assim. Ele é a última palavra de Deus aos homens. Ele é a Palavra do Pai que vem esclarecer toda a palavra da Lei e dos profetas, mas não vem abolir nada do que Deus tinha dito anteriormente.

www.aliturgia.com

“Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Não penseis que vim revogar a Lei ou os Profetas; não vim revogar, mas completar. Em verdade vos digo: Antes que passem o céu e a terra, não passará da Lei a mais pequena letra ou o mais pequeno sinal, sem que tudo se cumpra. Portanto, se alguém transgredir um só destes mandamentos, por mais pequenos que sejam, e ensinar assim aos homens, será o menor no reino dos Céus. Mas aquele que os praticar e ensinar será grande no reino dos Céus».” 

Hoje sou convidado a desejar que se cumpra em mim toda a palavra de Deus. Nada se pode perder desta palavra que salva o meu coração atribulado com as preocupações da vida. Acolher a Palavra e pô-la em prática é acolher Jesus e ensiná-la aos outros é a garantia para entrar no Reino dos céus. O contexto vital dessas palavras, que Mateus coloca na boca de Jesus, é preciso procurá-lo nas diferentes opiniões que existiam entre os primeiros cristãos sobre a interpretação da Lei de Moisés. A questão que se colocava era: todos estavam obrigados a cumprir esses preceitos ou haviam sido abolidos por Jesus?

www.aliturgia.com

Pai-Nosso, que estais nos céus, santificado seja o Vosso Nome, venha a nós o Vosso reino, seja feita a Vossa vontade assim na terra como no céu. O pão nosso de cada dia nos dai hoje, perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal. Ámen.

Esta passagem é de grande interesse do ponto de vista histórico-teológico. A expressão "a Lei e os profetas" era usada na época de Jesus para designar a Escritura (Antigo Testamento). A Lei (hebraico Torah) abrangia os cinco primeiros livros da Bíblia, também chamados de Pentateuco. Os profetas ocupavam não somente os livros proféticos, mas também os livros históricos que os judeus classificam de profetas anteriores.

A expressão "Eu, porém, digo-vos, vim interiorizar a Lei que será escrita não em tábuas de pedra, mas no coração dos homens" revela que, a partir de Jesus, a Lei discernirá o mal pela sua raiz, no coração, e não apenas quando se manifesta nas atitudes exteriores.

Sem comentários:

Enviar um comentário