domingo, 24 de março de 2024

 QUARESMA PASSO A PASSO

Semana Santa  

2024 - Ano B 

35º Dia – Segunda-feira - Semana Santa – 25/03/2024

Evangelho Jo 12, 1-11 

«Entretanto, os príncipes dos sacerdotes resolveram matar também Lázaro, porque muitos judeus, por causa dele, se afastavam e acreditavam em Jesus.»

O texto de João está cheio de elementos para a nossa reflexão. Podemos começar por verificar que a cena narrada se situa perto da Páscoa, portanto, antecede imediatamente a morte de Jesus. Passa-se tudo na casa dos irmãos Marta, Maria e Lázaro. Lázaro é reconhecido como aquele que Jesus ressuscitou. Estando à mesa com Jesus, não disse nem uma palavra. Ao contrário do que podíamos esperar, por ele ter sido ressuscitado, o centro das atenções não é ele, mas Jesus. Em vez de ter conseguido a admiração dos chefes, Lázaro, com a ressurreição, conseguiu que pretendessem também matá-lo e ele. Além de Lázaro está Marta que apenas serve à mesa e Maria que enche a casa com o perfume que deita nos pés de Jesus. Finalmente temos Judas. Não podia aceitar aquele exagero de Maria porque aparentemente está preocupado com os pobres. Jesus censura-o e mostra-lhe quanto está errado na sua avaliação.

www.aliturgia.com

“Seis dias antes da Páscoa, Jesus foi a Betânia, onde vivia Lázaro, que Ele tinha ressuscitado dos mortos. Ofereceram-Lhe lá um jantar: Marta andava a servir e Lázaro era um dos que estavam à mesa com Jesus. Então Maria tomou uma libra de perfume de nardo puro, de alto preço, ungiu os pés de Jesus e enxugou-Lhos com os cabelos; e a casa encheu-se com o perfume do bálsamo. Disse então Judas Iscariotes, um dos discípulos, aquele que havia de entregar Jesus: «Porque não se vendeu este perfume por trezentos denários, para dar aos pobres?» Disse isto, não porque se importava com os pobres, mas porque era ladrão e, tendo a bolsa comum, tirava o que nela se lançava. Jesus respondeu-lhe: «Deixa-a em paz: ela tinha guardado o perfume para o dia da minha sepultura. Pobres, sempre os tereis convosco; mas a Mim, nem sempre Me tereis». Soube então grande número de judeus que Jesus Se encontrava ali e vieram, não só por causa de Jesus, mas também para verem Lázaro, que Ele tinha ressuscitado dos mortos. Entretanto, os príncipes dos sacerdotes resolveram matar também Lázaro, porque muitos judeus, por causa dele, se afastavam e acreditavam em Jesus.”  

Nesta passagem do evangelho, percebo a sorte daqueles a quem Jesus dá a vida como fez com Lázaro. Julgo muitas vezes que Cristo me vem salvar das situações difíceis mais imediatas, mas não. Ele, ao dar-me a vida, mostra-me que o caminho da verdadeira vida passa necessariamente pela morte e morte de cruz. Ninguém que queira seguir Jesus estará livre da morte que os seus inimigos lhe querem infligir. Aconteceu assim também com Lázaro. E receberão a incompreensão pelos seus gestos de amor para com Jesus, como aconteceu com Maria.

www.aliturgia.com 

Nosso Senhor amava Lázaro, Marta e Maria. Ele volta a Betânia seis dias antes da Páscoa: “Jesus visita de novo os Seus amigos de Betânia. Comove ver como o Senhor tem esta amizade, tão divina e tão humana, que se manifesta num convívio frequente”.

Cristo Jesus foi sempre muito bem recebido por Lázaro, Marta e Maria, em qualquer dia e a qualquer hora, com alegria e afeto. Havia grande respeito, atenção e caridade entre eles. E meu irmão, minha irmã qual tem sido o teu comportamento ante os que não têm onde reclinar a cabeça? Assim como Lázaro, Marta e Maria recebiam o Senhor em sua casa com alegria e amor, abramos também o nosso coração para O receber. (...)

Era costume da hospitalidade do Oriente honrar um hóspede ilustre com água perfumada depois de se lavar. Mas mal se sentou Jesus, Maria tomou um frasco de alabastro que continha uma libra de perfume muito caro, de nardo puro. Aproximou-se por detrás do divã, onde estava recostado Jesus e ungiu os Seus pés e secou-lhos com os seus cabelos: Trata-se de Maria Madalena que, pela segunda vez, unge o corpo santíssimo do nosso divino Salvador.

O nardo era um perfume raríssimo, de grande valor, que ordinariamente se encerrava em pequenos vasos de boca estreita e apertada. Quebrar este vaso e derramar o conteúdo sobre a cabeça de alguém, era, entre os antigos, sinal de grande honra e distinção. 

Maria ofereceu o melhor a Cristo Jesus. Ela não ofereceu um perfume barato, e sim, o melhor e o mais caro. E tu o que tens oferecido ao teu Senhor?

http://jesuitasbrasil.org.br/

Avé-Maria cheia de graça, o Senhor é convosco, bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre Jesus. Santa Maria, mãe de Deus, rogai por nós pecadores agora e na hora da nossa morte. Ámen.

Sem comentários:

Enviar um comentário