quinta-feira, 7 de março de 2024

 QUARESMA PASSO A PASSO

2024 - Ano B

21º Dia – sexta-feira III – 8/03/2024

‘Escuta, Israel: O Senhor, nosso Deus, é o único Senhor: Amarás o Senhor teu Deus com todo o teu coração, com toda a tua alma, com todo o teu entendimento e com todas as tuas forças.’;

‘Amarás o teu próximo como a ti mesmo.’

Evangelho Mc 12, 28b-34

Jesus é interrogado sobre os mandamentos e responde de forma clara e inequívoca, que o primeiro mandamento é amar e o segundo também. Primeiro amar a Deus e depois amar o próximo. A união destes dois mandamentos na vida de cada dia aproxima-nos do Reino de Deus.

www.aliturgia.com

"«Naquele tempo, aproximou-se de Jesus um escriba e perguntou-Lhe: «Qual é o primeiro de todos os mandamentos?» Jesus respondeu-lhe: «O primeiro é este: ‘Escuta, Israel: O Senhor, nosso Deus, é o único Senhor: Amarás o Senhor teu Deus com todo o teu coração, com toda a tua alma, com todo o teu entendimento e com todas as tuas forças’. O segundo é este: ‘Amarás o teu próximo como a ti mesmo’. Não há nenhum mandamento maior que estes». Disse-Lhe o escriba: «Muito bem, Mestre! Tens razão quando dizes: Deus é único e não há outro além d’Ele. Amá-l’O com todo o coração, com toda a inteligência e com todas as forças, e amar o próximo como a si mesmo, vale mais do que todos os holocaustos e sacrifícios». Ao ver que o escriba dera uma resposta inteligente, Jesus disse-lhe: «Não estás longe do reino de Deus». E ninguém mais se atrevia a interrogá-l’O.»"

Todas as minhas capacidades ao serviço do amor. O meu coração, a minha alma, a minha inteligência e as minhas forças físicas, morais, espirituais, tudo ao serviço do amor. Ao serviço de Deus nos irmãos, na resolução dos problemas pessoais e sociais, na implantação da justiça e da verdade, na transformação do homem em Filho de Deus, na construção de um mundo novo a que se possa chamar Reino de Deus. Foi isto que o escriba entendeu e é isto que Jesus hoje me propõe. Serei capaz de me lançar nesta aventura?

O amor vale mais do que todos os holocaustos, Senhor. Elogiaste esta resposta do escriba. Ouvir estas palavras e a lucidez que elas demonstram faz-me pensar em mim. Faço tantas coisas ao longo de um dia. Realizo tantas tarefas. Ofereço-me em holocausto em tantos momentos, mas faço-o com amor? Senhor, que não me falte coração, alma, inteligência, forças, para te amar e para amar os irmãos nas muitas atividades que realizo no tempo de cada dia.

Amar a Deus sobre todas as coisas e o próximo como a si mesmo, esta é a síntese de todos os mandamentos. Quem ama de verdade cumpre toda a lei e não erra nas decisões que toma, porque tudo o que faz é feito por amor. Vinculando o amor a Deus, com o amor ao próximo, evitamos a falsificação da noção de Deus. Nunca alguém viu a Deus, por isso d'Ele temos apenas uma noção. O que podemos saber, com mais consistência, vem-nos do Filho único que está no seio do Pai e no-l’O deu a conhecer, ao fazer-Se homem e ao ter vindo morar entre nós. Vemos a humanidade de Jesus Cristo, não a sua divindade, e na sua humanidade vemos toda a humanidade. Por isso, não podemos dizer que amamos a Deus, a quem não vemos, se não amarmos o irmão a quem vemos. Se o amor ao próximo não faz parte do amor a Deus, nós tornamo-nos fanáticos executores das ordens de um Deus que a nossa imaginação criou. Amar o próximo como Jesus amou, esse sim, é o desafio da vida de todo o ser humano e, por maioria de razão, de cada cristão.

in http://jesuitasbrasil.org.br/.

Pai-Nosso, que estais nos céus, santificado seja o Vosso Nome, venha a nós o Vosso reino, seja feita a Vossa vontade assim na terra como no céu. O pão nosso de cada dia nos dai hoje, perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal. Ámen.

Sem comentários:

Enviar um comentário