quinta-feira, 21 de março de 2024

   QUARESMA PASSO A PASSO  

2024 - Ano B

33º Dia – Sexta-feira V – 22/03/2024                 

«Se não faço as obras de meu Pai, não acrediteis. Mas se as faço, embora não acrediteis em Mim, acreditai nas minhas obras, para reconhecerdes e saberdes que o Pai está em Mim e Eu estou no Pai»;

«De novo procuraram prendê-l’O, mas Ele escapou-Se das suas mãos.»;

«Jesus retirou-Se novamente para além do Jordão, para o local onde anteriormente João tinha estado a batizar e lá permaneceu.»;

«E muitos ali acreditaram em Jesus.»

Evangelho  Jo 10, 31-42

O texto começa por nos apresentar Jesus no meio dos Judeus que o querem apedrejar. Acusam-no de blasfémia. Trata-se de uma grave acusação que tem como pena a morte. Jesus faz-se igual a Deus. Os Judeus não entendem. Jesus procura abrir-lhes os olhos com a Escritura, mesmo assim não consegue convencê-los. Apresenta-lhes as obras que realiza, mas eles não querem reconhecer. Tem que escapar das suas mãos. É reconhecendo que em Jesus se realizam as palavras de João que muitos acreditaram nele.

www.aliturgia.com

Naquele tempo, os judeus agarraram em pedras para apedrejarem Jesus, Então Jesus disse-lhes: «Apresentei-vos muitas boas obras, da parte de meu Pai. Por qual dessas obras Me quereis apedrejar?» Responderam os judeus: «Não é por qualquer boa obra que Te queremos apedrejar: é por blasfémia, porque Tu, sendo homem, Te fazes Deus». Disse-lhes Jesus: «Não está escrito na vossa Lei: ‘Eu disse: vós sois deuses’? Se a Lei chama ‘deuses’ a quem a palavra de Deus se dirigia – e a Escritura não pode abolir-se –, de Mim, que o Pai consagrou e enviou ao mundo, vós dizeis: ‘Estás a blasfemar’, por Eu ter dito: ‘Sou Filho de Deus’!» Se não faço as obras de meu Pai, não acrediteis. Mas se as faço, embora não acrediteis em Mim, acreditai nas minhas obras, para reconhecerdes e saberdes que o Pai está em Mim e Eu estou no Pai». De novo procuraram prendê-l’O, mas Ele escapou-Se das suas mãos. Jesus retirou-Se novamente para além do Jordão, para o local onde anteriormente João tinha estado a batizar e lá permaneceu. Muitos foram ter com Ele e diziam: «É certo que João não fez nenhum milagre, mas tudo o que disse deste homem era verdade». E muitos ali acreditaram em Jesus.

Jesus fez-se homem para me mostrar que há um caminho pelo qual eu posso chegar a ser “Deus”. Pelo batismo iniciou-se a minha divinização. Ali fui tornado filho de Deus, no Filho que é Jesus. Como Ele, também eu sou chamado a realizar no mundo as obras de Deus. Também eu, como filho de Deus, sou chamado a manifestar a presença de Deus em todas as minhas obras. Sinto que sou convidado hoje a ir à “terra onde João tinha estado a batizar”. Quer dizer, tenho que ir ali onde começou em mim o Batismo. Buscar as raízes da minha divinização, o início da minha filiação divina, à palavra que me gerou para uma nova existência em Cristo. Com os olhos no batismo saberei escapar às mãos de quem me empurra para longe de Deus. Com os olhos no batismo acreditarei cada dia mais em Jesus.

www.aliturgia.com

Aqueles que não creem em Jesus tentam lapidá-lo porque ele teria blasfemado ao declarar-se Filho de Deus. O mistério de Cristo não pode ser interpretado através das vistas estreitas da nossa mentalidade, condicionada pelas diversas limitações de nossa realidade humana. É pela fé, atitude de diálogo e busca, que se pode obter o encontro com Cristo.

As autoridades judaicas rejeitam Jesus, as Suas obras e o próprio Pai, que enviara o Seu Filho. Diante disso, procuram prender Jesus outra vez, mas Ele escapa-Se-lhes, de novo.

Esse texto faz-nos refletir sobre a "verdadeira liberdade". Nem sempre somos capazes de suportar a Verdade. De algum modo, desejamos destruir aquilo que nos incomoda, na tentação de ficar com a nossa verdade.

http://jesuitasbrasil.org.br/

Pai-Nosso, que estais nos céus, santificado seja o Vosso Nome, venha a nós o Vosso reino, seja feita a Vossa vontade assim na terra como no céu. O pão nosso de cada dia nos dai hoje, perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal. Ámen.

Sem comentários:

Enviar um comentário