domingo, 17 de março de 2024

 QUARESMA PASSO A PASSO  

2024 - Ano B

 

29º Dia – Segunda-feira V – 18/03/2024

Jesus acrescentou: «Também Eu não te condeno. Vai e não tornes a pecar».”

Evangelho Jo 8, 1-11

Jesus vive uma situação instável. Não pode andar abertamente entre o povo. Ele aparece e desaparece. Foi para o Monte das Oliveiras, mas de manhã apareceu de novo no Templo. Estava a ensinar. O seu ensinamento nem sempre coincide com as ideias dos fariseus e dos chefes do povo. Por isso é confrontado com situações reais às quais há que aplicar a lei. Hoje é uma mulher apanhada em adultério que serve de pretexto para interrogar Jesus. A Lei deve ser aplicada? É a questão. Como entende Jesus? Como vê ele a situação da mulher perante a Lei? “Tu que dizes?” A resposta de Jesus é decisiva “Quem de entre vós estiver sem pecado atire a primeira pedra”. Mas esta resposta fere o coração, a alma e o orgulho dos acusadores. Perderam, mas não ficaram vencidos e Jesus sabe disso. Vai ter que se confrontar com eles em outro momento, quando o condenarem a ele por não ter condenado a mulher adúltera.

www.aliturgia.com

“Naquele tempo, Jesus foi para o Monte das Oliveiras. Mas de manhã cedo, apareceu outra vez no templo e todo o povo se aproximou d’Ele. Então sentou-Se e começou a ensinar. Os escribas e os fariseus apresentaram a Jesus uma mulher surpreendida em adultério, colocaram-na no meio dos presentes e disseram a Jesus: «Mestre, esta mulher foi surpreendida em flagrante adultério. Na Lei, Moisés mandou-nos apedrejar tais mulheres. Tu que dizes?». Falavam assim para Lhe armarem uma cilada e terem pretexto para O acusar. Mas Jesus inclinou-Se e começou a escrever com o dedo no chão. Como persistiam em interrogá-l’O, Ele ergueu-Se e disse-lhes: «Quem de entre vós estiver sem pecado atire a primeira pedra». Inclinou-Se novamente e continuou a escrever no chão. Eles, porém, quando ouviram tais palavras, foram saindo um após outro, a começar pelos mais velhos, e ficou só Jesus e a mulher, que estava no meio. Jesus ergueu-Se e disse-lhe: «Mulher, onde estão eles? Ninguém te condenou?». Ela respondeu: «Ninguém, Senhor». Jesus acrescentou: «Também Eu não te condeno. Vai e não tornes a pecar».”

Diante do mundo é fácil ficar do lado dos mais fortes, dos que falam mais alto e levantam os braços com mais força. Mas defender os humildes e os humilhados deste mundo é atitude reservada a homens especiais de elevada estatura. Jesus é o verdadeiro homem. Ele não fica do lado da força pela força, mas do lado da verdade pelo amor. Percebo, hoje, de modo especial que a sua condenação devia ter sido a minha condenação, a sua morte devia ter sido a minha morte. Ele entregou-se em meu lugar, para que vencesse o amor e não a lei. 

www.aliturgia.com

Os escribas e fariseus, na intenção de pegar Jesus em contradição sobre a Sua pregação, apresentam-Lhe uma mulher apanhada em adultério, que, segundo a lei de Moisés estava condenada à morte.

Na expetativa de poderem desmascarar Jesus no templo, diante da multidão, os Seus interlocutores perguntaram-Lhe: "Tu, que dizes a isto?". Como persistissem em interrogá-l’O, Jesus disse-lhes: «Quem de entre vós estiver sem pecado atire a primeira pedra».  Moral da história - ninguém teve coragem de atirar a primeira pedra. Ele, que podia, não o fez porque é a misericórdia.

O homem é um ser em realização contínua, sempre em devir. Cada homem traz dentro de si um projeto de transformação de vida, que acontecerá em cada dia, na medida em que a pessoa souber transformar-se e abrir-se à ação do Espírito Santo, no mais íntimo do seu coração e assim caminhar para a verdadeira libertação em Jesus.

in http://jesuitasbrasil.org.br/ 

Avé-Maria cheia de graça, o Senhor é convosco, bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre Jesus. Santa Maria, mãe de Deus, rogai por nós pecadores agora e na hora da nossa morte. Ámen.

Sem comentários:

Enviar um comentário