terça-feira, 2 de maio de 2023

   TEMPO PASCAL - 2023

Santos Filipe e Tiago, Apóstolos (Festa)


Quarta-feira da semana IV do Tempo Pascal - dia 25 - 03/05/2023

EVANGELHO Jo 14, 6-14

«Eu sou o caminho, a verdade e a vida: ninguém vai ao Pai senão por Mim.»;

«Eu estou no Pai e o Pai está em Mim.»;

«E tudo quanto pedirdes em meu nome, Eu o farei, para que o Pai seja glorificado no Filho.»

O texto evangélico surge na continuação das palavras de Jesus sobre a casa do Pai e o lugar que ele nos vai preparar. Estabelece-se este diálogo entre Jesus e Filipe, muito interessante, sobre o caminho. A intervenção de Filipe dá a Jesus a oportunidade para afirmar, uma vez mais, o “eu sou” e a sua ligação com o Pai de modo reforçado pela expressão “acreditai-me” e pela promessa de, também os que nele acreditam, fazerem as mesmas obras e receberem do Pai a realização dos seus pedidos.

aliturgia.com

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Eu sou o caminho, a verdade e a vida: ninguém vai ao Pai senão por Mim. Se Me conhecêsseis, conheceríeis também o meu Pai. Mas desde agora já O conheceis e já O vistes». Disse-Lhe Filipe: «Senhor, mostra-nos o Pai e isto nos basta». Respondeu-lhe Jesus: «Há tanto tempo estou convosco e não Me conheces, Filipe? Quem Me vê, vê o Pai. Como podes tu dizer: ‘Mostra-nos o Pai’? Não acreditas que Eu estou no Pai e o Pai está em Mim? As palavras que vos digo, não as digo por Mim próprio, mas é o Pai, permanecendo em Mim, que faz as obras. Acreditai-Me: Eu estou no Pai e o Pai está em Mim. Acreditai ao menos pelas minhas obras. Em verdade, em verdade vos digo: Quem acredita em Mim fará também as obras que Eu faço e fará obras ainda maiores, porque Eu vou para o Pai. E tudo quanto pedirdes em meu nome, Eu o farei, para que o Pai seja glorificado no Filho. Se pedirdes alguma coisa em meu nome, Eu a farei».

Acreditar sem ver é o que a palavra me pede. Olhar para Jesus na sua humanidade e perceber nele a presença do Pai, a sua união com o Pai e aceitá-lo como caminho que leva ao Pai. Não é fácil ver em Jesus, na sua palavra, nas suas propostas o caminho, a verdade e a vida, sobretudo no mundo em que vivemos que nos apresenta propostas bem diferentes e bem mais visíveis. Ver no oculto do mistério de Cristo a minha realização e a realização dos meus anseios mais profundos e vitais, é um dom que quero pedir ao Senhor.

Que eu creia, Senhor, que tu e o Pai são um só, que tu és o meu caminho para o Pai e que em ti me posso realizar plenamente. Que eu veja sem ver, a verdade que me ofereces como resposta às minhas perguntas, tantas vezes descoordenadas como as de Filipe. Que em ti encontre a vida pela qual chego a ser tua morada.

aliturgia.com

Neste trecho do Evangelho (cf. Jo 14, 1-14), discurso de despedida de Jesus, Ele diz que vai para o Pai. Diz que estará com o Pai e que também quem acredita nele «fará também as obras que Eu faço, e ainda maiores do que estas, porque vou para junto do Pai. E tudo o que pedirdes ao Pai em meu nome, vo-lo farei, para que o Pai seja glorificado no Filho. Qualquer coisa que pedirdes ao Pai em meu nome, vo-lo farei» (vv. 12-14). Podemos dizer que este excerto do Evangelho de João é a declaração de ascensão ao Pai.

O Pai esteve sempre presente na vida de Jesus, e Jesus falava sobre isto. Jesus anunciava o Pai. Falou muitas vezes do Pai que cuida de nós, como cuida dos passarinhos, dos lírios do campo... o Pai. E quando os discípulos queriam aprender a orar, Jesus ensinou-os a rezar ao Pai: «Pai nosso» (Mt 6, 9). Ele vai [dirige-se] sempre ao Pai. Mas neste trecho é muito forte; é como se abrisse as portas da omnipotência da oração. «Porque estou no Pai, e o Pai em mim: pedi e Eu farei tudo, mas porque o Pai o fará comigo» (cf. Jo 14, 11). Confiança no Pai: confiança no Pai, que é capaz de fazer tudo. Esta coragem de rezar, porque rezar exige coragem! É preciso a mesma coragem, a mesma franqueza para pregar: a mesma. Pensemos no nosso pai Abraão, quando ele - creio que se diz - “negociava” com Deus para salvar Sodoma (cf. Gn 18, 20-33): “E se houvesse menos e menos e menos?...”. Realmente, ele sabia “negociar”. Mas sempre com coragem: “Perdoa-me, Senhor, mas dá-me um desconto: um pouco menos, um pouco menos...”. Sempre a coragem de lutar na oração, porque rezar é lutar: lutar com Deus. E então, Moisés: as duas vezes que o Senhor quis destruir o povo (cf. Êx 32, 1-35; cf. Nm 11, 1-3) e fazê-lo líder de outro povo, Moisés disse: “Não!”. Disse não ao Pai! Com coragem! Mas se fores e rezares assim - [sussurra uma oração tímida] - isto é falta de respeito! Orar é caminhar com Jesus para o Pai que te dará tudo. Coragem na oração, franqueza na oração. A mesma que é necessária para a pregação.

Papa Francisco

(in Santa Marta, 10 de maio de 2020)

Sem comentários:

Enviar um comentário