segunda-feira, 17 de abril de 2023

 TEMPO PASCAL - 2023 

Terça-feira da semana II do Tempo Pascal - dia 10 - 18/04/2023

Evangelho Jo 3, 7b-15

«O vento sopra onde quer: ouves a sua voz, mas não sabes donde vem nem para onde vai. Assim acontece com todo aquele que nasceu do Espírito.»;

«Ninguém subiu ao Céu, senão Aquele que desceu do Céu: o Filho do homem.»;

«também o Filho do homem será elevado, para que todo aquele que acredita tenha n’Ele a vida eterna».

Diante de Jesus, Nicodemos parece ter deixado de lado a sua sabedoria, ele que é Mestre em Israel. As palavras de Jesus apenas lhe permitem balbuciar uma ou outra pergunta que Jesus aproveita para continuar a falar das coisas importantes da terra e do céu. “Como pode ser isso?” Nascer de novo, nascer do Espírito são realidades estranhas para Nicodemos. Jesus revela-lhe a profundidade do mistério de Deus, que só Ele conhece porque foi Ele quem desceu do céu. Este mistério da vida nova que vem de Deus será conhecida e participada por todos os que acreditarem naquele que será elevado como a serpente no deserto.

aliturgia.com

Naquele tempo, disse Jesus a Nicodemos: «Não te admires por Eu te haver dito que todos devem nascer de novo. O vento sopra onde quer: ouves a sua voz, mas não sabes donde vem nem para onde vai. Assim acontece com todo aquele que nasceu do Espírito». Nicodemos perguntou: «Como pode ser isso?» Jesus respondeu-lhe: «Tu és mestre em Israel e não sabes estas coisas? Em verdade, em verdade te digo: Nós falamos do que sabemos e damos testemunho do que vimos, mas vós não aceitais o nosso testemunho. Se vos disse coisas da terra e não acreditais, como haveis de acreditar, se vos disser coisas do Céu? Ninguém subiu ao Céu, senão Aquele que desceu do Céu: o Filho do homem. Assim como Moisés elevou a serpente no deserto, também o Filho do homem será elevado, para que todo aquele que acredita tenha n’Ele a vida eterna».

Jesus apresenta-se com a autoridade de quem veio do céu e conhece a vida nova da graça de Deus oferecida ao homem no batismo que é participação no mistério pascal. Também eu, como Nicodemos, sou confrontado com esta nova maneira de viver, experimentando o novo nascimento pela água e pelo Espírito. Nem sempre consigo entender o verdadeiro alcance desta proposta de Jesus, mas acreditar que Ele, que foi elevado da terra, é o Filho de Deus que me pode salvar é uma experiência que faço todos os dias na oração, na Eucaristia, no encontro com a palavra.

Sinto a urgência de beber dessa água e desse Espírito que gera em mim a vida nova do amor de Deus. Que os meus olhos se abram para ti e na cruz encontre a fonte do mistério mais profundo que o homem pode conhecer, o mistério de um Deus que se derrama em amor até à morte para me salvar. Derrama sobre mim, Senhor, a força do teu Espírito e faz-me renascer cada dia um pouco mais até conhecer totalmente os mistérios do céu.

aliturgia.com

Papa Francisco: que o Espírito Santo seja o protagonista da nossa vida

Não se pode ser cristão sem deixar que o Espírito Santo seja o protagonista da nossa vida, disse o Papa na homilia matutina na Casa Santa Marta.

Podemos renascer “daquele pouco que somos”, da “nossa existência pecadora” somente com a “ajuda da própria força que fez ressurgir o Senhor: com a força de Deus” e por isso “o Senhor nos enviou o Espírito Santo”. Foi o que recordou o Papa Francisco ao celebrar a missa na Casa Santa Marta na manhã desta terça-feira (30/04/2019).

Na sua homilia, o Pontífice inspirou-se na resposta de Jesus a Nicodemos, proposta pelo Evangelho do dia (Jo 3,7-15). Jesus fala de “renascer do alto” e o Papa traçou este elo entre a Páscoa e a mensagem do renascimento.

A força é o Espírito

A mensagem da Ressurreição do Senhor é “este dom do Espírito Santo”, recordou Francisco e, de facto, na primeira aparição de Jesus aos apóstolos, no próprio domingo da Ressurreição, diz-lhes: “Recebei o Espírito Santo”. “Esta é a força! Nós nada podemos sem o Espírito”, explicou o Papa, recordando que a vida cristã não é somente comportar-se bem, fazer isto, não fazer aquilo. “Nós podemos fazer isto”, podemos inclusive escrever a nossa vida com “caligrafia inglesa”, mas a vida cristã renasce do Espírito e, portanto, é preciso reservar-lhe um lugar:

É o Espírito que nos faz ressurgir dos nossos limites, das nossas mortes, porque nós temos muitas, muitas necroses na nossa vida, na alma. A mensagem da ressurreição é esta de Jesus a Nicodemos: é preciso renascer. Mas como é possível deixar espaço ao Espírito? Uma vida cristã, que se diz cristã, que não deixa lugar ao Espírito e não se deixa levar avante pelo Espírito é uma vida pagã, fantasiada de cristã. O Espírito é o protagonista da vida cristã, o Espírito – o Espírito Santo – que está em nós, nos acompanha, nos transforma, vence connosco. Ninguém jamais subiu ao céu senão Aquele que desceu do céu, isto é, Jesus. Ele desceu do céu. E Ele, no momento da ressurreição, diz-nos: “Recebei o Espírito Santo”, será o companheiro de vida, de vida cristã.

Companheiro diário

Portanto, não pode existir uma vida cristã sem o Espírito Santo, que é “o companheiro de todos os dias”, dom do Pai, dom de Jesus.

Peçamos ao Senhor que nos dê esta consciência de que não se pode ser cristão sem caminhar com o Espírito Santo, sem agir com o Espírito Santo, sem deixar que o Espírito Santo seja o protagonista da nossa vida.

Trata-se então de se perguntar qual é o lugar do Espírito Santo na nossa vida, porque – reiterou o Papa – " não se pode caminhar numa vida cristã sem o Espírito Santo”. É preciso pedir ao Senhor a graça de entender esta mensagem: “o nosso companheiro de caminhada é o Espírito Santo”.

Vatican News, 30 de abril de 2019

Sem comentários:

Enviar um comentário