terça-feira, 25 de abril de 2023

   TEMPO PASCAL - 2023 

Quarta-feira da semana III do Tempo Pascal - dia 18 - 26/04/2023

Evangelho Jo 6, 35-40

«Eu sou o pão da vida: Quem vem a Mim nunca mais terá fome e quem acredita em Mim nunca mais terá sede.»

Perante o pedido formulado pela multidão, Jesus afirma “Eu sou o Pão”. Quem encontra Jesus não precisa de nada mais, encontrou tudo quanto buscava. A palavra de Jesus parece ser clara, mas deixa entrever que eles não creem apesar de terem visto. A Sua disposição é fazer a vontade do Pai, portanto, está disposto a aceitar aqueles que o Pai lhe dá, porque a vontade do Pai é a salvação, a ressurreição e isto está acima de todas as razões. Mas a ressurreição está hipotecada à fé em Jesus.

aliturgia.com

Naquele tempo, disse Jesus à multidão: «Eu sou o pão da vida: Quem vem a Mim nunca mais terá fome e quem acredita em Mim nunca mais terá sede. No entanto, como vos disse, ‘embora tivésseis visto, não acreditais’. Todos aqueles que o Pai Me dá virão a Mim e àqueles que vêm a Mim não os rejeitarei, porque desci do Céu, não para fazer a minha vontade, mas a vontade d’Aquele que Me enviou. E a vontade d’Aquele que Me enviou é esta: que Eu não perca nenhum dos que Ele Me deu, mas os ressuscite no último dia. De facto, é esta a vontade de meu Pai: que todo aquele que vê o Filho e acredita n’Ele tenha a vida eterna; e Eu o ressuscitarei no último dia».

Jesus é tudo quanto eu posso desejar e tudo quanto eu procuro. Ele é o pão e quem tem pão não precisa de mais nada. Serei eu capaz de viver exclusivamente confiante nesta certeza. Serei capaz de prescindir de tudo desde que tenha Jesus? A minha salvação é uma vontade do Pai que Jesus aproxima de mim, mas eu preciso acreditar n'Ele para aceder a esse bem de vida eterna.

Eu creio em Ti, Senhor Jesus. Eu creio que Tu és o Pão! Ensina-me a apreciar o pão que me dás e a desejar a vida eterna que me ofereces nele.

aliturgia.com

Prezados irmãos e irmãs, bom dia!

No Evangelho da Liturgia de hoje, Jesus continua a pregar ao povo que viu o prodígio da multiplicação dos pães. E convida aquelas pessoas a dar um salto de qualidade: depois de evocar o maná, com que Deus tinha alimentado os pais no longo caminho através do deserto, agora aplica o símbolo do pão a si próprio. Diz claramente: «Eu sou o pão da vida» (Jo 6, 48).

O que significa pão da vida? Para viver, há necessidade de pão. Quem tem fome não pede alimentos requintados e caros, pede pão. Quem está desempregado não pede salários enormes, mas o “pão” de um emprego. Jesus revela-se como o pão, ou seja, o essencial, o necessário para a vida de todos os dias; sem Ele as coisas não funcionam. Não um pão entre muitos outros, mas pão da vida. Em síntese, sem Ele, mais do que viver, vai-se vivendo: pois só Ele nutre a nossa alma, só Ele nos perdoa daquele mal que sozinhos não conseguimos superar, só Ele nos faz sentir amados, até quando todos nos desiludem, só Ele nos dá a força de amar, só Ele nos dá a força de perdoar nas dificuldades, só Ele infunde no coração a paz que procuramos, só Ele dá a vida para sempre, quando a vida aqui na terra acaba. É o pão essencial da vida.

«Eu sou o pão da vida», diz. Detenhamo-nos nesta bonita imagem de Jesus. Ele poderia ter feito um raciocínio, uma demonstração, mas - como sabemos - Jesus fala por parábolas, e nesta expressão: «Eu sou o pão da vida», resume verdadeiramente todo o seu ser e toda a sua missão. Isto ver-se-á na sua totalidade no final, na Última Ceia. Jesus sabe que o Pai lhe pede não apenas que dê de comer às pessoas, mas que se ofereça a si mesmo, que se parta a si próprio, a sua vida, a sua carne, o seu coração, para que nós possamos ter vida. Estas palavras do Senhor despertam em nós a maravilha pelo dom da Eucaristia. Ninguém neste mundo, por mais que ame outra pessoa, pode tornar-se alimento para ela. Deus fê-lo, e fá-lo, por nós. Renovemos esta maravilha. Façamo-lo adorando o Pão de vida, pois a adoração enche a vida de assombro.

Mas no Evangelho, em vez de se admirar, as pessoas escandalizam-se, rasgam as suas vestes. Pensam: «Conhecemos este Jesus, conhecemos a sua família; como, pois, pode dizer: Eu sou o pão que desceu do céu?» (cf. vv. 41-42). Talvez também nós nos escandalizemos: ficaríamos mais à vontade com um Deus que está no Céu, sem se intrometer na nossa vida, enquanto podemos gerir os nossos assuntos aqui na terra. No entanto, Deus tornou-se homem para entrar na realidade do mundo, para entrar na nossa realidade; Deus tornou-se homem para mim, para ti, para todos nós, a fim de entrar na nossa vida. E interessa-lhe tudo da nossa vida. Podemos falar-lhe dos afetos, do trabalho, do dia a dia, das dores, das angústias, de muitas coisas. Podemos contar-lhe tudo, pois Jesus deseja ter esta intimidade connosco. O que não deseja? Ser relegado para um segundo plano – Ele que é o pão - ser negligenciado e posto de lado, ou ser chamado em causa somente quando precisamos dele.

Eu sou o pão da vida. Comemos juntos pelo menos uma vez por dia; talvez à noite, em família, depois de um dia de trabalho ou de estudo. Seria bom, antes de partir o pão, convidar Jesus, pão de vida, pedir-lhe com simplicidade que abençoe o que fizemos e o que não conseguimos fazer. Convidemo-lo para a nossa casa, oremos em estilo “doméstico”. Jesus estará à mesa connosco e nós seremos alimentados por um amor maior.

A Virgem Maria, em quem a Palavra se fez carne, nos ajude a crescer dia após dia na amizade com Jesus, pão de vida.

Papa Francisco

(Angelus, 8 de agosto de 2021)


Oração da Semana das Vocações 2023

 

Senhor Jesus, filho de David,

Tu que derramas a Tua luz sobre nós,

continua a inspirar-nos com a Tua bondade e misericórdia,

para que possamos discernir a Tua vontade nas nossas vidas.

Que possamos ouvir o Teu chamamento,

seja para o sacerdócio, para a vida consagrada,

o matrimónio, o serviço aos necessitados ou em qualquer outra vocação, seguindo sempre o caminho que leva a Ti.

 

Senhor Jesus,

nós Te pedimos a coragem e a graça

de não nos deixarmos tentar pelo supérfluo.

Ajuda-nos a escutar a Tua voz,

a partir apressadamente como Maria,

e a ouvir-te serenamente como Marta.

Que o nosso “Sim” seja sempre um ato de amor e de entrega total a Ti.

 

Senhor Jesus,

nós Te rogamos por todos os jovens.

Abençoa-os no discernimento da sua vocação,

para que possam crescer em sabedoria, santidade e alegria.

Guia-os nos momentos de provação,

para que a sua vida seja sempre um reflexo da Tua luz.

 

Maria, Senhora nossa, nossa Mãe,

ilumina-nos com a Tua prontidão,

acompanha-nos nas escolhas e decisões do dia-a-dia,

para que todos os nossos passos, sejam para maior glória do Teu filho.

Que, como Tu, saibamos guardar tudo nos nossos corações,

alcançando uma vida plena.

 

Senhor Jesus, filho de Maria,

concede-nos a alegria de saborear a Tua presença constante,

de valorizar cada momento que nos dás,

e de aceitar o que esperas de cada um.

Ajuda-nos a trazer-Te dentro,

a sentir o Teu amor na nossa vocação,

e assim vivermos a entrega completa aos Teus propósitos.

 

Ámen

CEVM - 2023

Sem comentários:

Enviar um comentário