sábado, 2 de dezembro de 2023

Introdução

 Ano B - 2023

Advento passo a passo -1

«Deus é alegria infinita»!

Esta célebre afirmação de Santa Teresa de Jesus dos Andes (1900-1920) dá o tom a este retiro de Natal.

Elementos biográficos

Esta filha do Chile que nem chegou a fazer vinte anos convida-nos a caminhar para o Natal com a candura e o ardor próprios da juventude. Juanita Fernández Solar nasceu a 13 de julho de 1900 em Santiago, capital do país, no seio de uma família numerosa, católica e algo abastada. Mas é também uma família em que os pais vivem desunidos, e a situação financeira vai-se degradando consideravelmente. Aquela que é por vezes chamada Teresinha do Chile não tinha particular predisposição para a santidade. Era corajosa, era inteligente mas também teimosa e colérica. Tomou consciência disso durante a sua preparação para a primeira comunhão. Foi então que começou o seu itinerário de santidade, levada pela oração, pela graça, pelos sacramentos e pelas suas inúmeras resoluções e bons propósitos! Estes mostram-no-la como uma santa cativante porque o número das suas resoluções vem do facto – Juanita não o esconde – de ela as esquecer muitas vezes e tornar a cair regularmente, o que é estimulante para a nossa própria caminhada no seguimento de Cristo!

Este retiro de Advento de 2023 propõe-se seguir esta pista aberta por esta jovem santa chilena para uma vida de amor e de alegria porque, escreveu Teresa, «devemos animar-nos a nós próprios a ter o maior zelo pela glória divina» (Diário §28). Santa Teresa de Jesus dos Andes é testemunha da alegria de viver em comunhão com o Senhor. E como o nosso mundo atual tem necessidade de reencontrar a verdadeira definição da alegria! «Tal é a sua mensagem, dirá são João-Paulo II aquando da canonização de Juanita, a 21 de março de 1993: só em Deus se encontra a felicidade; só Deus é a alegria infinita». 

Ao chegar à adolescência, Juanita esforça-se por amar o próximo com todas as suas forças, na medida das suas possibilidades. Por isso, não hesita em pôr à venda um belo relógio que recebera de presente para dar o dinheiro a uma criança pobre! Com 15 anos de idade toma a resolução de se tornar carmelita. Era um período da sua vida em que ela se alimentava da leitura de grandes santos que muito a ajudarão a crescer. E, vista nesta perspetiva, Teresa dos Andes é uma filha da Igreja de França! Fica marcada pela leitura de Teresa de Lisieux (Santa Teresinha), encantada pelos escritos de Isabel da Trindade, confirmada e estimulada pela biografia de Santa Margarida-Maria Alacoque. E que dizer do seu grande fervor para com Nossa Senhora de Lurdes! Que este retiro com Santa Teresa dos Andes seja para ela hoje uma ocasião de manifestar a sua gratidão para com os filhos da Igreja de França… 

Quando Juanita entra no Carmelo, recebendo o nome de Irmã Teresa de Jesus , já é santa. Segundo o testemunho das suas Irmãs Carmelitas foi mesmo no meio do mundo que Juanita se tornou santa. Seguidamente, apenas dez meses depois de ter atravessado as portas do Carmelo, Teresa pressente e afirma ao seu confessor que vai morrer no espaço de um mês. Contrai um tipo de tifo fulminante. Acamada na enfermaria do mosteiro, envolvida pelo afeto das suas Irmãs, faz a sua profissão solene in articulo mortis antes de partir para o Céu, a 12 de abril de 1920. Nesse dia, testemunha uma religiosa de Santiago que não conhecia a Ir. Teresa: «subitamente o meu espírito foi levado à cela de uma Carmelita moribunda […] Do lado esquerdo do seu leito, a um metro de altura mais ou menos, estava um anjo revestido como de nuvens brancas; com um dardo inflamado trespassou o coração da religiosa e logo me disseram: “Ela morreu de amor”». 

No decorrer deste retiro o seu nome de batismo, Juanita, e o seu nome mais conhecido de religiosa, Teresa, serão utilizados indiscriminadamente. 

Para esta pequena santa do Chile, a santidade é o objetivo de toda a vida cristã, uma santidade amável, próxima do próximo, uma santidade que se torna possível graças à união com Cristo. Sabendo que a natureza humana está sujeita a muitas fraquezas – ela própria tem de recomeçar constantemente –Teresa dar-nos-á, ao longo de todo este tempo do Advento, boas e numerosas ideias de resoluções ou propósitos para permitir que Deus transforme as nossas vidas de forma feliz. Ela nos convidará também a descobrir um Deus tão resplandecente, um Deus «duma tal beleza» que, por causa d’Ele, ela própria um dia ficará «completamente fora de si» (Ct 122)…Sim, verdadeiramente Deus é Amor, e vem nascer no presépio porque deseja a felicidade dos homens.

Esquema do Retiro 

Santa Teresa dos Andes conduzir-nos-á à alegria do Natal através de 5 etapas: 

• 1º Domingo: «A santidade como objetivo» 

• 2ºDomingo: «A humildade é um meio para conhecer Deus» 

• 3º Domingo: «Deus é alegria infinita» 

• 4º Domingo: «Perto de ti» 

O conteúdo da meditação partirá do evangelho do domingo para nos conduzir à escola de santa Teresa dos Andes e beneficiar das suas resoluções concretas para crescer na santidade!  

Boa descoberta desta jovem santa!

Frei Cyril ROBERT, 

ocd (convento de Paris) 

Sem comentários:

Enviar um comentário