segunda-feira, 4 de dezembro de 2023

 Ano B - 2023

Advento passo a passo

Semana 1 

3º dia - Terça-feira - 05/12/2023

Evangelho Lc 10, 21-24

«Felizes os olhos que veem o que estais a ver…»

Jesus envia os setenta e dois discípulos para anunciarem o Reino de Deus em todos os povoados que encontrarem no seu caminho. Ao voltar, eles compartilham com Jesus o seu êxito: “até os demónios se nos submetem em Teu nome!”. É então que escutamos, Jesus a orar, pela ação do Espírito Santo: dá graças a Deus, louva o Pai e dá-nos a conhecer o mistério de Deus, na sua dimensão trinitária, mas ao mesmo tempo alerta-nos para a verdadeira atitude a ter para O recebermos: sermos humildes e simples.

“Naquele tempo, Jesus exultou de alegria pela ação do Espírito Santo e disse: «Eu Te bendigo, ó Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste estas verdades aos sábios e aos inteligentes e as revelaste aos pequeninos. Sim, ó Pai, porque isto foi do teu agrado. Tudo Me foi entregue por meu Pai; e ninguém sabe o que é o Filho senão o Pai, nem o que é o Pai senão o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar». Voltando-Se depois para os discípulos, disse-lhes: «Felizes os olhos que veem o que estais a ver, porque Eu vos digo que muitos profetas e reis quiseram ver o que vós vedes e não o viram e ouvir o que vós ouvis e não o ouviram».”

Jesus faz-me hoje o convite a conhecer o mistério de Deus, o mistério do Reino. Confrontado com a multidão de homens e mulheres que esperaram a salvação, não posso tomar uma atitude apática, indiferente, menor. Diante do mistério de Deus revelado por Jesus não posso tomar a atitude dos sábios e inteligentes, que tudo questionam. Sou convidado a uma resposta de fé semelhante à dos simples e pequeninos. Preciso dizer a mim mesmo, como quem se convida a si próprio, eu quero ver e ouvir o que outros desejaram ver e ouvir e não tiveram oportunidade.

www.aliturgia.com

Pai-Nosso, que estais nos céus, santificado seja o Vosso Nome, venha a nós o Vosso reino, seja feita a Vossa vontade assim na terra como no céu. O pão nosso de cada dia nos dai hoje, perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal. Ámen.

Sem comentários:

Enviar um comentário