domingo, 17 de dezembro de 2023

Ano B - 2023

Advento passo a passo

Semana 3  

16º dia – Segunda-feira - 18/12/2023

Mt 21, 23-27

«Ela dará à luz um Filho e tu pôr-Lhe-ás o nome de Jesus, porque Ele salvará o povo dos seus pecados».

No evangelho Mateus põe em relevo a conceção virginal de Jesus e, por outro lado, a sua descendência de David, por S. José. Este, ao pôr-Lhe o nome, confiou-Lhe o sinal da filiação da Casa de David, de quem ele, José, era descendente. 

"O nascimento de Jesus deu-se do seguinte modo: Maria, sua Mãe, noiva de José, antes de terem vivido em comum, encontrara-se grávida por virtude do Espírito Santo. Mas José, seu esposo, que era justo e não queria difamá-la, resolveu repudiá-la em segredo. Tinha ele assim pensado, quando lhe apareceu num sonho o Anjo do Senhor, que lhe disse: «José, filho de David, não temas receber Maria, tua esposa, pois o que nela se gerou é fruto do Espírito Santo. Ela dará à luz um Filho e tu pôr-Lhe-ás o nome de Jesus, porque Ele salvará o povo dos seus pecados». Tudo isto aconteceu para se cumprir o que o Senhor anunciara por meio do Profeta, que diz: «A Virgem conceberá e dará à luz um Filho, que será chamado ‘Emanuel’, que quer dizer ‘Deus connosco’». Quando despertou do sono, José fez como o Anjo do Senhor lhe ordenara e recebeu sua esposa."

São José, castíssimo esposo de Maria, não compreendendo como sua já prometida esposa tivesse ficado grávida, procurou proceder da melhor maneira para que Maria não fosse apedrejada como mandava a Lei mosaica, quando uma mulher era apanhada em flagrante adultério. Ocorreu-lhe então, que se a deixasse em segredo, a preservaria daquele castigo, pois ninguém saberia qual o verdadeiro motivo de ele a ter abandonado.

Quanta caridade e delicadeza a daquele homem em cujos ombros Deus depositaria mais tarde a missão de ser o pai adotivo de Jesus, o Messias. Aprendamos, com S.José, a melhor forma de tratar aqueles que Deus colocou nos caminhos da nossa vida.

Avé-Maria cheia de graça, o Senhor é convosco, bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre Jesus. Santa Maria, mãe de Deus, rogai por nós pecadores agora e na hora da nossa morte. Ámen.

Sem comentários:

Enviar um comentário