quarta-feira, 6 de dezembro de 2023

Ano B - 2023

Advento passo a passo

Semana 1 

5º dia - Quinta-feira - 06/12/2023

Mt 7, 21.24-27

«Todo aquele que ouve as minhas palavras e as põe em prática é como o homem prudente que edificou a sua casa sobre a rocha.»

A liturgia de hoje apresenta-nos o final do Sermão da Montanha, no evangelho de Mateus (5-7). Este conta-nos que a pregação de Jesus tem muito êxito entre as cidades pobres do norte do país. Era seguido por muita gente, das cidades, dos lugares mais diversos. Para ser visto e escutado por todos, Jesus sobe ao monte e senta-se. É então que expõe, num longo e desafiante discurso, a sua lei, o seu ideal de vida para a comunidade e para todo aquele que O quer seguir. Chama bem-aventurados aos pobres e reinterpreta a lei do Antigo Testamento, centrada no cumprimento de regras e preceitos, antepondo a toda a lei o respeito, o amor ao ser humano, à sua dignidade. É neste contexto que aparece o evangelho do dia de hoje.

“Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Nem todo aquele que Me diz ‘Senhor, Senhor’ entrará no reino dos Céus, mas só aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos Céus. Todo aquele que ouve as minhas palavras e as põe em prática é como o homem prudente que edificou a sua casa sobre a rocha. Caiu a chuva, vieram as torrentes e sopraram os ventos contra aquela casa; mas ela não caiu, porque estava fundada sobre a rocha. Mas todo aquele que ouve as minhas palavras e não as põe em prática é como o homem insensato que edificou a sua casa sobre a areia. Caiu a chuva, vieram as torrentes e sopraram os ventos contra aquela casa; ela desmoronou-se e foi grande a sua ruína».”

Muitas vezes tenho escutado esta palavra. Hoje o Senhor convida-me a confiar nele plenamente como rocha segura da minha vida. A confiança tem dois pilares a obediência e a fidelidade. A obediência diz-me que não construo como eu quero nem onde me parece mais adequado, mas onde e como o Senhor quer que eu construa. Na Sua palavra conheço o projeto de Deus para construir como Ele quer. Na fidelidade firmo os meus passos na Sua vontade para que em nenhum momento me deixe seduzir por outros projetos que, podendo ser mais atraentes, não são de verdade mais seguros.

www.aliturgia.com

Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Assim como era no princípio, agora e sempre. Ámen. 

Sem comentários:

Enviar um comentário