quinta-feira, 14 de dezembro de 2023

 Ano B - 2023

Advento passo a passo

Semana 2

13º dia - Sexta-feira – 15/12/2023

Mt 11, 16-19

«A quem poderei comparar esta geração?»  

«Mas a sabedoria foi justificada pelas suas obras».

A multidão não reconhece que João era o precursor e nem que Jesus era quem João anunciava, por isso não acolhe o convite feito por João. De igual modo rejeitam também o testemunho de João, asceta, despojado, bem como a atitude alegre de Jesus, tido por eles como aquele que come com os pecadores e publicanos. Deste modo, permanecem numa postura medíocre que os impede de se converterem. A verdadeira conversão exige uma tomada de atitude. Uma adesão à Palavra e ao convite de Cristo. Deus não diz palavras, revela-se na Palavra, mas Ele é sobretudo acontecimento no mundo e no homem. Quando este acontecimento irrompe na vida do homem e é por ele aceite, então, acontece a desejada salvação. 

www.aliturgia.com

“Naquele tempo, disse Jesus à multidão: «A quem poderei comparar esta geração? É como os meninos sentados nas praças, que se interpelam uns aos outros, dizendo: ‘Tocámos flauta e não dançastes; entoámos lamentações e não chorastes’. Veio João Batista, que não comia nem bebia, e dizem que tinha o demónio com ele. Veio o Filho do homem, que come e bebe, e dizem: ‘É um glutão e um ébrio, amigo de publicanos e pecadores’. Mas a sabedoria foi justificada pelas suas obras».” 

Muitas vezes a minha atitude é a de ficar a olhar. Ver onde param as modas. Esperar que os outros respondam para depois tomar uma atitude. Esta desconfiança mata a possibilidade do acontecimento porque não me entrego totalmente. Desconfio da verdade porque ela é muito exigente. Os ouvintes de Jesus também foram assim. Veio João Batista que lhes mostrou a verdade e arranjaram uma desculpa, veio Jesus e arranjaram outra. A verdade não cabia nas suas vidas. Mas a verdade impõe-se, connosco ou sem nós. Vejamos bem para não ficarmos mergulhados em desculpas, desconfianças, rejeições e acabarmos por perder a oportunidade de viver o acontecimento de Deus nas nossas vidas.

As propostas de uma vida fácil e feliz vêm de muitos lados e aparecem revestidas das mais diversas roupagens. Senhor, Tu nos disseste para termos cuidado porque haviam de aparecer muitos a dizer “é por aqui” “sou eu”. O Teu alerta “não os sigais” pretendia ajudar-nos a viver na verdade, a aceitar a verdade e responder com verdade. Ilumina o meu espírito, Senhor, para conhecer a verdade e ao conhecê-la, amá-la com todo o coração.

www.aliturgia.com 

Pai-Nosso, que estais nos céus, santificado seja o Vosso Nome, venha a nós o Vosso reino, seja feita a Vossa vontade assim na terra como no céu. O pão nosso de cada dia nos dai hoje, perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal. Ámen.

Sem comentários:

Enviar um comentário