terça-feira, 12 de dezembro de 2023

 Ano B - 2023

Advento passo a passo

Semana 2

 

11º dia - Quarta-feira - 13/12/2023

Mt 11, 28-30

«Vinde a Mim, todos os que andais cansados e oprimidos, e Eu vos aliviarei.»

Estas palavras de Jesus vêm imediatamente a seguir à conhecida oração em que Ele bendiz o Pai porque se revela aos pequeninos. O centro do texto está na revelação que Jesus faz de si mesmo. Ele apresenta-se como aquele que é “manso e humilde de coração”. Desta forma, Jesus, pretende dizer a todos que não devem ter medo, porque ele, o Messias, não vem para se impor sobre ninguém nem para impor um jugo pesado como fazem os chefes das nações. Ele é “manso e humilde”, por isso, o seu jugo é suave e nele encontram descanso todos os que andam cansados e oprimidos.

 www.aliturgia.com

“Naquele tempo, Jesus exclamou: «Vinde a Mim, todos os que andais cansados e oprimidos, e Eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de Mim, que sou manso e humilde de coração, e encontrareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e a minha carga é leve».”

A Palavra provoca em mim dois movimentos. Por um lado, convida-me a ir ter com Jesus, a aproximar-me confiante na sua mansidão e na sua humildade. Nele encontrarei o descanso para as minhas tribulações. Por outro lado, sou convidado a tornar-me descanso para todos os que andam cansados e oprimidos. A palavra secreta é precisamente “aprendei de mim”. Todo o que aprende com Jesus torna-se, como Ele, descanso e alívio para os outros.

 www.aliturgia.com

Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Assim como era no princípio, agora e sempre. Ámen.

Sem comentários:

Enviar um comentário