sexta-feira, 15 de dezembro de 2023

 Ano B - 2023

Advento passo a passo

Semana 2

14º dia - Sábado– 15/12/2023

Mt 17, 10-13

«Elias já veio, e não o reconheceram; trataram-no como quiseram.»

Jesus desce do monte depois da transfiguração. Ali os discípulos contemplaram a glória de Deus e viram-no a falar com Moisés e Elias, a lei e os profetas, os dois que encarnam a promessa de Deus para o seu povo. Os discípulos questionam Jesus sobre a vinda de Elias e Jesus explica que os doutores da lei, que conhecem as Escrituras, não quiseram ver “Elias”, mas ele já veio, ou seja, que já veio aquele que prepara o coração do povo para a chegada da salvação. Do mesmo modo, não vão querer ver nele o Messias Salvador. Pedro, Tiago e João entendem que Jesus está a falar de João Batista e Jesus anuncia a sua própria morte.  

“Naquele tempo, ao descerem do monte, os discípulos fizeram a Jesus esta pergunta: «Então, porque é que os doutores da Lei dizem que Elias há de vir primeiro?» Ele respondeu: «Sim, Elias há de vir e restabelecerá todas as coisas. Eu, porém, digo-vos: Elias já veio, e não o reconheceram; trataram-no como quiseram. Também assim hão de fazer sofrer o Filho do Homem.» Então, os discípulos compreenderam que se referia a João Batista.”

Jesus revela que a Palavra não deixa de se cumprir e Deus cumpre as suas promessas. João já veio e ele é aquele que fora prometido e esperado pelo povo, mas aqueles que conhecem a verdade vão usá-la para lhe dar a morte. Atento, devo saber acolher a palavra e fazer dela caminho para o encontro com Jesus verdadeiro salvador.

Senhor, que viestes salvar os corações atribulados, dispõe-me para Te acolher naqueles que envias à minha vida e preparam em mim o encontro contigo. Não permitas que o orgulho me convença a fechar os olhos à Tua chegada, para poder ver a verdade para lá das opiniões.

www.aliturgia.com

Avé-Maria cheia de graça, o Senhor é convosco, bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre Jesus. Santa Maria, mãe de Deus, rogai por nós pecadores agora e na hora da nossa morte. Ámen.

Sem comentários:

Enviar um comentário