quinta-feira, 7 de dezembro de 2023

Ano B - 2023

Advento passo a passo

Semana 1

SOLENIDADE DA IMACULADA CONCEIÇÃO DA VIRGEM SANTA MARIA 

6º dia - Sexta-feira - 8/12/2023

Lc 1, 26-38

«Eis a escrava do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra»

Neste dia, tão especial para nós, a liturgia convida-nos a contemplar Maria, como aquela que soube dizer sempre Sim ao Senhor. A Virgem Maria é o modelo do crente, de todo aquele que confia totalmente em Deus e se deixa “fazer” por Ele. Entreguemo-nos ao seu amor de Mãe e deixemos que nos leve a Jesus.

Na 1ªleitura (Gen 3, 9-15.20) escutamos como, desde sempre, a criatura quis ser superior ao Criador. Como o fruto proibido é sempre o mais apetecido! É velha esta história, mas como continua atual! Que, olhando para Maria, aprendamos a servir, a amar Deus nos irmãos.

“Depois de Adão ter comido da árvore, o Senhor Deus chamou-o e disse-lhe: «Onde estás?». Ele respondeu: «Ouvi o rumor dos vossos passos no jardim e, como estava nu, tive medo e escondi-me». Disse Deus: «Quem te deu a conhecer que estavas nu? Terias tu comido dessa árvore, da qual te proibira comer?». Adão respondeu: «A mulher que me destes por companheira deu-me do fruto da árvore e eu comi». O Senhor Deus perguntou à mulher: «Que fizeste?» E a mulher respondeu: «A serpente enganou-me e eu comi». Disse então o Senhor Deus à serpente: «Por teres feito semelhante coisa, maldita sejas entre todos os animais domésticos e entre todos os animais selvagens. Hás de rastejar e comer do pó da terra todos os dias da tua vida. Estabelecerei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e a descendência dela. Esta te esmagará a cabeça e tu a atingirás no calcanhar». O homem deu à mulher o nome de ‘Eva’, porque ela foi a mãe de todos os viventes.”

 

A segunda leitura (Ef 1, 3-6.11-12) é um dos mais belos hinos de louvor a Deus que podemos escutar. Só S.Paulo para nos levar a contemplar assim Deus, no Seu Amor imenso por cada um de nós. Obrigada, Senhor, por nos amares a este ponto, mesmo sabendo de que "massa" somos feitos.

“Bendito seja Deus, Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo, que do alto dos Céus nos abençoou com toda a espécie de bênçãos espirituais em Cristo. N’Ele nos escolheu, antes da criação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis, em caridade, na sua presença. Ele nos predestinou, conforme a benevolência da sua vontade, a fim de sermos seus filhos adotivos, por Jesus Cristo, para louvor da sua glória e da graça que derramou sobre nós, por seu amado Filho. Em Cristo fomos constituídos herdeiros, por termos sido predestinados, segundo os desígnios d’Aquele que tudo realiza conforme a decisão da sua vontade, para sermos um hino de louvor da sua glória, nós que desde o começo esperámos em Cristo.”

No evangelho (Lc 1, 26-38) No evangelho inicia-se a concretização do projeto amoroso de Deus para com a Humanidade. Só o nosso Deus, Amor sem fim, podia ter encontrado esta forma única de nos ganhar para Ele. Bendito e louvado sejas Senhor, hoje e sempre pelos séculos sem fim. Ámen! 

“Naquele tempo, o Anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia chamada Nazaré, a uma Virgem desposada com um homem chamado José, que era descendente de David. O nome da Virgem era Maria. Tendo entrado onde ela estava, disse o Anjo: «Avé, cheia de graça, o Senhor está contigo». Ela ficou perturbada com estas palavras e pensava que saudação seria aquela. Disse-lhe o Anjo: «Não temas, Maria, porque encontraste graça diante de Deus. Conceberás e darás à luz um Filho, a quem porás o nome de Jesus. Ele será grande e chamar-Se-á Filho do Altíssimo. O Senhor Deus Lhe dará o trono de seu pai David; reinará eternamente sobre a casa de Jacob e o seu reinado não terá fim». Maria disse ao Anjo: «Como será isto, se eu não conheço homem?». O Anjo respondeu-lhe: «O Espírito Santo virá sobre ti e a força do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra. Por isso o Santo que vai nascer será chamado Filho de Deus. E a tua parenta Isabel concebeu também um filho na sua velhice e este é o sexto mês daquela a quem chamavam estéril; porque a Deus nada é impossível». Maria disse então: «Eis a escrava do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra».”

Mãe do Salvador, silêncio de Deus e grito de alerta, a ti me consagro neste dia, para que na tua Imaculada Conceição receba a graça de viver purificado, e irrepreensível caminhe ao encontro do Pai.

Amados irmãos e irmãs, bom dia!

A festa litúrgica de hoje celebra uma das maravilhas da história da salvação: a Imaculada Conceição da Virgem Maria. Ela também foi salva por Cristo, mas de uma forma extraordinária, porque Deus quis que desde o momento da conceção a mãe do seu Filho não fosse tocada pela miséria do pecado. E assim Maria, durante toda a sua vida terrena, foi livre de qualquer mancha de pecado, foi a «cheia de graça» (Lc 1, 28), como o anjo a chamou, e gozou de uma ação singular do Espírito Santo, para que pudesse manter sempre a sua relação perfeita com o seu Filho Jesus; de facto, foi a discípula de Jesus: a Mãe e a discípula. Mas o pecado não estava nela.

No magnífico hino que abre a Carta aos Efésios (cf. 1, 3-6.11-12), São Paulo faz-nos compreender que todo o ser humano é criado por Deus para aquela plenitude de santidade, para aquela beleza com que Nossa Senhora foi revestida desde o início. A meta para a qual somos chamados é também para nós um dom de Deus, que - diz o Apóstolo - nos «escolheu antes da criação do mundo para sermos santos e imaculados» (v. 4); predestinou-nos (cf. v. 5), em Cristo, para estarmos um dia totalmente livres do pecado. E esta é a graça, é gratuita, é um dom de Deus.

E o que para Maria estava no início, para nós estará no fim, depois de termos passado pelo “banho” purificador da graça de Deus. O que nos abre a porta do paraíso é a graça de Deus, recebida por nós com fidelidade. Todos os santos e santas percorreram este caminho. Contudo até os mais inocentes foram marcados pelo pecado original e lutaram com todas as forças contra as suas consequências. Passaram pela «porta estreita» que conduz à vida (cf. Lc 13, 24). E sabeis qual foi o primeiro do qual temos a certeza que entrou no paraíso, sabeis? Um “patife”: um dos dois que foram crucificados com Jesus. Voltou-se para ele e disse: «Jesus, lembra-te de mim quando entrares no teu reino». E Ele respondeu: «Hoje mesmo estarás comigo no paraíso» (Lc 23, 42-43). Irmãos e irmãs, a graça de Deus é oferecida a todos; e muitos que nesta terra são os últimos, no céu serão os primeiros (cf. Mc 10:31).

Mas cuidado. Não vale a pena ser esperto: adiar constantemente um exame sério da própria vida, aproveitando-se da paciência do Senhor - Ele é paciente, Ele espera por nós, Ele está sempre presente para nos conceder a graça. Podemos enganar os homens, mas não a Deus, Ele conhece o nosso coração melhor do que nós próprios. Aproveitemos o momento presente! Este é o sentido cristão de aproveitar o dia: não para desfrutar da vida no momento fugaz, não, este é o sentido mundano. Mas aproveitar o hoje para dizer “não” ao mal e “sim” a Deus; abrir-se à sua Graça; deixar finalmente de se fechar em si mesmo, caindo na hipocrisia. Enfrentar a própria realidade tal como somos; reconhecer que não amamos a Deus e não amamos o nosso próximo como devíamos, e confessá-lo. É assim que se começa um caminho de conversão pedindo primeiro a Deus perdão no Sacramento da Reconciliação, e depois reparar o mal feito aos outros. Mas sempre abertos à graça. O Senhor bate à nossa porta, bate ao nosso coração para entrar em amizade, em comunhão connosco, para nos dar a salvação.

E para nós este é o caminho para nos tornarmos “santos e imaculados”. A beleza não contaminada da nossa Mãe é inimitável, mas ao mesmo tempo atrai-nos. Confiemo-nos a ela, e digamos de uma vez para sempre “não” ao pecado e “sim” à Graça.

Papa Francisco
(Angelus, 8 de dezembro de 2020)

Avé-Maria cheia de graça, o Senhor é convosco, bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre Jesus. Santa Maria, mãe de Deus, rogai por nós pecadores agora e na hora da nossa morte. Ámen.

Sem comentários:

Enviar um comentário