domingo, 3 de dezembro de 2023

Ano B - 2023

Advento passo a passo

Semana 1 

2º dia - Segunda-feira - 04/12/2023

Evangelho Mt 8, 5-11

«Eu irei curá-lo»

«Senhor, eu não sou digno de que entres em minha casa»;

«mas diz uma só palavra e o meu servo ficará curado».

Nesta primeira segunda-feira do Advento, Jesus, como que por antecipação anuncia-nos a boa nova de que Deus, por amor, nos quer salvar. Jesus, de forma pronta e decidida, cura o criado do centurião, age amorosamente perante a súplica daquele homem, sem pensar se era judeu, romano, palestiniano, russo, ucraniano,… Era uma pessoa que necessitava d’Ele e que Lhe pedia ajuda e, mais ainda, que se lhe confiava totalmente.  Esta é a atitude de Deus para comigo. E não só para comigo, mas para com todos os homens de todos os povos e nações, de todos os tempos e lugares, ontem, hoje e sempre.

“Naquele tempo, ao entrar Jesus em Cafarnaum, aproximou-se d’Ele um centurião, que Lhe suplicou, dizendo: «Senhor, o meu servo jaz em casa paralítico e sofre horrivelmente». Disse-lhe Jesus: «Eu irei curá-lo». Mas o centurião respondeu-Lhe: «Senhor, eu não sou digno de que entres em minha casa; mas diz uma só palavra e o meu servo ficará curado. Porque eu, que não passo dum subalterno, tenho soldados sob as minhas ordens: digo a um ‘Vai’ e ele vai; a outro ‘Vem’ e ele vem; e ao meu servo ‘Faz isto’ e ele faz». Ao ouvi-lo, Jesus ficou admirado e disse àqueles que O seguiam: «Em verdade vos digo: Não encontrei ninguém em Israel com tão grande fé. Por isso vos digo: Do Oriente e do Ocidente virão muitos sentar-se à mesa, com Abraão, Isaac e Jacob, no reino dos Céus».”

Jesus, as tuas palavras tornam-se na minha vida um acontecimento de salvação que me renova e enche da verdadeira alegria. Sou um homem novo sempre que escuto e acolho em mim a Tua palavra. Soa aos meus ouvidos aquela palavra simples mas decidida: “Eu irei curá-lo”.

www.aliturgia.com

Avé-Maria cheia de graça, o Senhor é convosco, bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre Jesus. Santa Maria, mãe de Deus, rogai por nós pecadores agora e na hora da nossa morte. Ámen.

Sem comentários:

Enviar um comentário