quarta-feira, 20 de dezembro de 2023

Ano B - 2023

Advento passo a passo

Semana 3

 

19º dia - Quinta-feira - 21/12/2023

Lc 1, 39-45

«Logo que chegou aos meus ouvidos a voz da tua saudação, o menino exultou de alegria no meu seio.»

Depois de saber que ia ser a mãe de Jesus, Maria põe-se a caminho e vai visitar a sua prima Isabel porque também ela estava para ser mãe. O encontro das duas mulheres é o encontro entre o Messias e o seu precursor. As duas crianças são motivo de alegria para as suas mães, mas Jesus revela-se como a razão pela qual o homem exulta de alegria e Maria é reconhecida como bem-aventurada porque acreditou.

“Naqueles dias, Maria pôs-se a caminho e dirigiu-se apressadamente para a montanha, em direção a uma cidade de Judá. Entrou em casa de Zacarias e saudou Isabel. Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, o menino exultou-lhe no seio. Isabel ficou cheia do Espírito Santo e exclamou em alta voz: «Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre. Donde me é dado que venha ter comigo a Mãe do meu Senhor? Na verdade, logo que chegou aos meus ouvidos a voz da tua saudação, o menino exultou de alegria no meu seio. Bem-aventurada aquela que acreditou no cumprimento de tudo quanto lhe foi dito da parte do Senhor»”.

O segredo da vida do homem está nesta capacidade de escutar a saudação. Maria recebeu de Deus uma comunicação. José, no meio das suas dúvidas e incertezas, recebeu também uma palavra vinda do céu. Maria faz com que essa palavra divina chegue aos ouvidos de Isabel. A Palavra chegou até nós através de muitos homens e mulheres que, tendo acolhido a voz de Deus, a comunicaram a outros. Também nós podemos ouvir a voz desta saudação. A voz que nos transmite a Boa Notícia de Deus que nos vem salvar, em Cristo, o Emanuel, o Deus connosco. Escutando exultaremos de alegria.

www.aliturgia.com

Avé-Maria cheia de graça, o Senhor é convosco, bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre Jesus. Santa Maria, mãe de Deus, rogai por nós pecadores agora e na hora da nossa morte. Ámen.

Sem comentários:

Enviar um comentário