domingo, 20 de março de 2022

QUARESMA PASSO A PASSO - 2022 

Segunda-feira III da Quaresma – dia 20 –21/03/2022

Evangelho Lc 4, 24-30

«Em verdade vos digo: Nenhum profeta é bem recebido na sua terra.

Jesus, hoje, diz-me a mim que o facto de O conhecer e até de ser batizado não me confere nenhum estatuto especial se, a par disso, eu não fizer um verdadeiro acolhimento da Sua Pessoa e não fizer uma verdadeira conversão interior. Corro o risco de me revoltar e querer atirar para fora da minha vida Aquele em quem digo acreditar só porque Ele não se identifica com os critérios que eu defini que Ele devia ter na minha vida.

"Naquele tempo, Jesus veio a Nazaré e falou ao povo na sinagoga, dizendo: «Em verdade vos digo: Nenhum profeta é bem recebido na sua terra. Digo-vos a verdade: Havia em Israel muitas viúvas no tempo do profeta Elias, quando o céu se fechou durante três anos e seis meses e houve uma grande fome em toda a terra; contudo, Elias não foi enviado a nenhuma delas, mas a uma viúva de Sarepta, na região da Sidónia. Havia em Israel muitos leprosos no tempo do profeta Eliseu; contudo, nenhum deles foi curado, mas apenas o sírio Naamã». Ao ouvirem estas palavras, todos ficaram furiosos na sinagoga. Levantaram-se, expulsaram Jesus da cidade e levaram-n’O até ao cimo da colina sobre a qual a cidade estava edificada, a fim de O precipitarem dali abaixo. Mas Jesus, passando pelo meio deles, seguiu o seu caminho."

Tu não és como eu quero nem a Tua vontade se identifica com a minha. Aceitar-Te e aceitar os Teus critérios não me é fácil, Senhor. Muitas vezes corro o mesmo risco das pessoas de Nazaré, querendo que Tu sejas, faças e digas o que me agrada. Ensina-me, Senhor, a perceber os Teus critérios para que viva de acordo com a Tua proposta de salvação e deixe que me cures e me sacies no mais íntimo de mim mesmo.

www.aliturgia.com

Avé Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco, bendita sois vós entre as mulheres, bendito é o fruto do vosso ventre Jesus.

Santa Maria, Mãe de Deus, rogais por nós pecadores agora e na hora da nossa morte. Ámen.

Sem comentários:

Enviar um comentário