sexta-feira, 11 de março de 2022

QUARESMA PASSO A PASSO - 2022 


Sábado da semana I da Quaresma – dia 11 –12/03/2022


EVANGELHO Mt 5, 43-48


"Eu, porém, digo-vos: Amai os vossos inimigos e orai por aqueles que vos perseguem, para serdes filhos do vosso Pai que está nos Céus."


O convite ao amor domina todo o evangelho. Jesus é a manifestação de Deus que é amor. Este texto de Mateus é um desafio a levar o amor até às últimas consequências. Os antigos faziam os mínimos, por isso, viviam na imperfeição, segundo a lei. Jesus propõe os máximos para chegar à perfeição, não pelo cumprimento da lei, mas pelo amor total. Ser perfeito não é, portanto, cumprir a lei mas amar até ao limite do amor que é amar aquele que não é amável, os inimigos, os que nos perseguem, os maus, como faz o Pai do céu.


"Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Ouvistes que foi dito aos antigos: ‘Amarás o teu próximo e odiarás o teu inimigo’. Eu, porém, digo-vos: Amai os vossos inimigos e orai por aqueles que vos perseguem, para serdes filhos do vosso Pai que está nos Céus; pois Ele faz nascer o sol sobre bons e maus e chover sobre justos e injustos. Se amardes aqueles que vos amam, que recompensa tereis? Não fazem a mesma coisa os publicanos? E se saudardes apenas os vossos irmãos, que fazeis de extraordinário? Não o fazem também os pagãos? Portanto, sede perfeitos, como o vosso Pai celeste é perfeito»."


Não parece complicado entender as palavras de Jesus neste evangelho de Mateus. O complicado é pôr em prática os desafios que ele me propõe. Amar os meus, os de casa, os que tenho no coração, já é tantas vezes difícil, quanto mais amar aqueles que não estão no meu coração e que são, claramente, inimigos e perseguidores. É necessário olhar bem para Cristo, pois é Ele quem me faz esta proposta e há de ser Ele também o meu modelo no amor que leva à perfeição. É Jesus quem, no meu coração, ama até os que me fazem mal, desde que, no mais íntimo de mim mesmo, no mais profundo da minha alma, esteja totalmente entregue ao Senhor. Então, Ele fará comigo o que, só por mim próprio, eu não sou capaz: amar, na totalidade do meu ser, todos os que coloca no meu caminho, até mesmo aqueles de quem não gosto nada (detesto), incluindo os meus inimigos.

Sem comentários:

Enviar um comentário