quinta-feira, 24 de março de 2022

QUARESMA PASSO A PASSO - 2022  

SOLENIDADE DA ANUNCIAÇÃO DO SENHOR

Sexta-feira III da Quaresma – dia 24 – 25/03/2022

EVANGELHO Lc 1, 26-38

«Eis a escrava do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra».

O que celebramos hoje é a manifestação da salvação que Deus continua a oferecer ao homem, em Cristo, o Messias, Filho de Deus nascido da Virgem Maria.

"As palavras de Jesus suscitam, regra geral,  grande escândalo, e, mais ainda, quando diz que Deus escolheu manifestar-se e trazer a salvação na fraqueza da carne humana. É o mistério da encarnação. E a encarnação de Deus é o que dá origem ao escândalo e representa para as pessoas do seu povo e do Seu tempo (na terra) – mas muitas vezes também para nós – um obstáculo. De facto, Jesus afirma que o verdadeiro pão da salvação, que transmite a vida eterna, é a Sua própria carne; que para entrar em comunhão com Deus, antes de observar as leis ou cumprir os preceitos religiosos, é preciso viver uma relação real e concreta com Ele. Pois a salvação veio d'Ele, na sua encarnação. Isto significa que não devemos perseguir Deus em sonhos e imagens de grandeza e poder, mas devemos reconhecê-lo na humanidade de Jesus e, consequentemente, na dos irmãos e irmãs que encontramos no caminho da vida. Deus fez-se carne. E quando dizemos isto, no Credo, no dia de Natal, no dia da Anunciação, ajoelhamo-nos para adorar este mistério da encarnação. Deus fez-se carne e sangue: humilhou-se para se tornar homem como nós, humilhou-se ao ponto de assumir o nosso sofrimento e o nosso pecado, e por conseguinte, pede-nos que O procuremos não fora da vida e da história, mas na relação com Cristo e com os irmãos. Procurá-l’O na vida, na história, na nossa vida quotidiana. E este, irmãos e irmãs, é o caminho para o encontro com Deus: a relação com Cristo e os irmãos."

Papa Francisco

(Angelus  22 de agosto de 2021)

"Naquele tempo, o Anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia chamada Nazaré, a uma Virgem desposada com um homem chamado José, que era descendente de David. O nome da Virgem era Maria. Tendo entrado onde ela estava, disse o Anjo: «Ave, cheia de graça, o Senhor está contigo». Ela ficou perturbada com estas palavras e pensava que saudação seria aquela. Disse-lhe o Anjo: «Não temas, Maria, porque encontraste graça diante de Deus. Conceberás e darás à luz um Filho, a quem porás o nome de Jesus. Ele será grande e chamar-Se-á Filho do Altíssimo. O Senhor Deus Lhe dará o trono de seu pai David; reinará eternamente sobre a casa de Jacob e o seu reinado não terá fim». Maria disse ao Anjo: «Como será isto, se eu não conheço homem?». O Anjo respondeu-lhe: «O Espírito Santo virá sobre ti e a força do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra. Por isso o Santo que vai nascer será chamado Filho de Deus. E a tua parenta Isabel concebeu também um filho na sua velhice e este é o sexto mês daquela a quem chamavam estéril; porque a Deus nada é impossível». Maria disse então: «Eis a escrava do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra»."

A minha vida, como a de Maria, é lugar onde Deus se quer revelar aos homens. Na vida quotidiana julgo que tudo é banal e nada de novo, nem de interessante, acontece que possa prender a atenção de Deus. Mas Deus olha para mim e, apesar da minha pobreza, desafia-me a retirar o impedimento da minha vontade e a deixar que Ele faça o que é impossível aos meus olhos. Como Maria também eu posso dizer “faça-se em mim segundo a Tua vontade”.


Avé Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco, bendita sois vós entre as mulheres, bendito é o fruto do vosso ventre Jesus.

Santa Maria, Mãe de Deus, rogais por nós pecadores agora e na hora da nossa morte. Ámen.

Sem comentários:

Enviar um comentário