sexta-feira, 4 de março de 2022

  QUARESMA PASSO A PASSO - 2022

Sábado depois das Cinzas - dia 4- 05/03/2022

Mateus (Levi) experimenta a força do olhar e do chamamento de Jesus e abandona tudo. Esta mudança na sua vida coloca-o sob o olhar dos fariseus e dos escribas. Mateus, porém, não se importando muito convida Jesus para um banquete e enche a casa de publicanos. Diante desta visão os fariseus não se atrevem a dizer nada a Jesus, mas aproximam-se dos discípulos para criticar aquela situação: “Porque comeis e bebeis com os publicanos e os pecadores?”. A resposta de Jesus deixa claro que o pecado só atinge aquele que o deixa entrar no seu coração. Eles não entraram no banquete e, no entanto estão contaminados no seu coração. Jesus entrou no banquete lado a lado com pecadores e não se deixou contaminar.

 Evangelho Lc 5, 27-32

«Naquele tempo, Jesus viu um publicano chamado Levi, sentado no posto de cobrança, e disse-lhe: «Segue-Me». Ele, deixando tudo, levantou-se e seguiu Jesus. Levi ofereceu-lhe um grande banquete em sua casa. Havia grande número de publicanos e de outras pessoas com eles à mesa. Os fariseus e os escribas murmuravam, dizendo aos discípulos: «Porque comeis e bebeis com os publicanos e os pecadores?» Então Jesus, tomando a palavra, disse-lhes: «Não são os que têm saúde que precisam de médico, mas sim os doentes. Eu não vim chamar os justos, vim chamar os pecadores, para que se arrependam».

Olha-me, Senhor, como olhaste Levi, o cobrador de impostos. Olha-me e desperta os meus ouvidos para o teu chamamento. Olha-me e arrasta-me contigo para o meio dos pecadores, dos doentes, dos carentes de amor. Olha-me e abre o meu coração à festa, a festa dos últimos, daqueles que não tendo nada sabem sorrir, saltar, dançar, alegrar-se com a tua presença.

www.aliturgia.com

Pai-Nosso, que estais nos céus, santificado seja o Vosso Nome, venha a nós o Vosso reino, seja feita a Vossa vontade assim na terra como no céu. O pão nosso de cada dia nos dai hoje, perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal. Ámen.

Sem comentários:

Enviar um comentário