quinta-feira, 31 de março de 2022

  QUARESMA PASSO A PASSO - 2022

Sexta-feira IV da Quaresma – dia 31 1/04/2022

Evangelho    Jo 7, 1-2.10.25-30

«No entanto, Eu não vim por minha própria vontade e é verdadeiro Aquele que Me enviou e que vós não conheceis.»

Jesus não é um provocador. Mas a Sua pessoa suscita interrogações e inquietações crescentes nos Seus contemporâneos, enquanto os chefes Judeus, movidos pela sua aversão, decidem matá-l'O. Jesus aguarda serenamente a hora do Pai. Não foge, mas também não apressa os tempos. Evita a Judeia e, quando decide subir a Jerusalém, fá-lo «quase em segredo. Mas é rapidamente reconhecido e logo as opiniões se dividem, agora sobre a Sua messianidade. Para alguns, membros de círculos apocalípticos, se Jesus vem de Nazaré, não é mais do que um impostor pois, para eles, «quando chegar o Messias, ninguém saberá donde vem». Entretanto, Jesus sabia bem donde vinha. (...) Com subtil ironia, afirma que a Sua origem é efetivamente desconhecida dos que julgam saber muito e, por isso, não O reconhecem como enviado de Deus. Estas palavras ecoam nos ouvidos dos adversários como ironia, insulto e blasfémia. Tentam apoderar-se d'Ele, mas não conseguem, pois é Ele o Senhor do tempo e das circunstâncias. Submeteu-Se totalmente aos desígnios do Pai, e a Sua hora ainda não tinha chegado.

https://www.dehonianos.org

"Naquele tempo, Jesus percorria a Galileia, evitando andar pela Judeia, porque os judeus procuravam dar-Lhe a morte. Estava próxima a festa dos Tabernáculos. Quando os seus parentes subiram a Jerusalém, para irem à festa, Ele subiu também, não às claras, mas em segredo. Diziam então algumas pessoas de Jerusalém: «Não é este homem que procuram matar? Vede como fala abertamente e não Lhe dizem nada. Teriam os chefes reconhecido que Ele é o Messias? Mas nós sabemos de onde é este homem, e, quando o Messias vier, ninguém sabe de onde Ele é». Então, em alta voz, Jesus ensinava no templo, dizendo: «Vós Me conheceis e sabeis de onde Eu sou! No entanto, Eu não vim por minha própria vontade e é verdadeiro Aquele que Me enviou e que vós não conheceis. Mas Eu conheço-O, porque d’Ele venho e foi Ele que Me enviou». Procuravam então prender Jesus, mas ninguém Lhe deitou a mão, porque ainda não chegara a Sua hora."

O texto de hoje deixou-me preso a algumas expressões: “Jesus percorria a Galileia”. Senti desejo de ser essa Galileia por onde passam os pés de Jesus e onde se firmam os seus passos como um caminho a seguir. Ele sabe por onde passar e à Sua passagem, em mim, tudo se revela, “Em segredo”. Esta passagem de Jesus acontece no segredo, no íntimo, sem ruído, mas com verdade e de modo eficaz. Desejei estar atento para O perceber chegar em segredo. “Vós Me conheceis e sabeis de onde Eu sou”; “Mas Eu conheço-O”. Creio que Jesus me está a dizer para não ficar apenas no Seu conhecimento como alguém que pertence a um lugar, mas para chegar a conhecê-l’O como aquele que pertence a Alguém, ao Pai e desejar entrar na mesma intimidade. 

Em segredo, Senhor. No segredo do meu coração, da minha vida, do meu quarto. Aí chegas Tu para me visitar, para percorreres os recônditos do meu ser e revelares as intenções mais escondidas. À Tua chegada, conheço-Te conhecendo-me a mim, na minha pequenez. Vem a mim e e converte-me de coração.

www.aliturgia.com


Sem comentários:

Enviar um comentário