domingo, 13 de março de 2022

QUARESMA PASSO A PASSO - 2022


Segunda-feira II da Quaresma – dia 13 –14/03/2022


Evangelho Lc 6, 36-38  


«Não julgueis e não serei julgados. Não condeneis e não sereis condenados.Perdoai e sereis perdoados.»


Jesus adverte os seus discípulos para uma disciplina de vida. Quem quiser identificar-se com o coração do Pai tem que ser misericordioso como Ele. O hábito da crítica condenatória não destrói apenas o outro, mas volta-se contra nós, porque receberemos na medida do que dermos aos outros. Por isso, Jesus aconselha a ser misericordioso, a perdoar e a repartir, se queremos ser tratados com benevolência.


"Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Sede misericordiosos, como o vosso Pai é misericordioso. Não julgueis e não sereis julgados. Não condeneis e não sereis condenados. Perdoai e sereis perdoados. Dai e dar-se-vos-á: deitar-vos-ão no regaço uma boa medida, calcada, sacudida, a transbordar. A medida que usardes com os outros será usada também convosco»."


Pecador a necessitar de conversão neste tempo de Quaresma, percebo, ao escutar atentamente a voz de Deus, que preciso de: enfrentar a realidade, reconhecer os meus pecados, não sacudir as culpas para cima dos outros nem da situação geral, como se fosse inocente. É tempo de assumir a minha culpa, pessoal e coletiva, perceber a profundidade e extensão do meu pecado, para que a misericórdia de Deus venha sobre mim e me salve. O primeiro passo é mesmo ouvir a voz de Deus que fala nos profetas.

Não me julgues, Senhor, pelos meus pecados. Não recordes as minhas faltas. Na minha miséria vem em meu auxílio com a Tua misericórdia e salva-me perdoando os meus pecados. Que eu possa estar na Tua presença com tranquilidade de coração e encontrar em Ti acolhimento e aprender de Ti que és manso e humilde de coração, sempre pronto a compadecer-Te de mim.


Avé Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco, bendita sois vós entre as mulheres, bendito é o fruto do vosso ventre Jesus.

Santa Maria, Mãe de Deus, rogais por nós pecadores agora e na hora da nossa morte. Ámen.

Sem comentários:

Enviar um comentário