terça-feira, 8 de março de 2022

 QUARESMA PASSO A PASSO - 2022 

Quarta-feira da semana I da Quaresma – dia 8 – 09/03/2022

Evangelho Lc 11, 29-32

`(...) e aqui está quem é maior do que Salomão. (...); e aqui está quem é maior do que Jonas.´

A misericórdia de Deus manifesta-se na sua solicitude pelo homem pecador. Para Deus não há raças nem nações. Todo o homem pode receber a palavra da verdade e acolher o convite à conversão. O arrependimento está ao alcance de todos. Aos nossos olhos parece muitas vezes impossível que esta ou aquela pessoa chegue a mudar a sua vida e, por isso, guardamos a palavra para nós. Mas Deus que é misericórdia e amor não desiste nunca do homem, mesmo de um estrangeiro, de um pagão ou de um pecador. Deus quer que o homem se converta e se salve. Por isso, “quando Deus viu as suas obras e como se convertiam do seu mau caminho, desistiu do castigo com que os ameaçara e não o executou”. (Leitura I - Jn 3, 1-10)

"Naquele tempo, aglomerava-se uma grande multidão à volta de Jesus e Ele começou a dizer: «Esta geração é uma geração perversa: pede um sinal, mas nenhum sinal lhe será dado, senão o sinal de Jonas. Assim como Jonas foi um sinal para os habitantes de Nínive, assim o será também o Filho do homem para esta geração. No juízo final, a rainha do Sul levantar-se-á com os homens desta geração e há de condená-los, porque veio dos confins da terra para ouvir a sabedoria de Salomão; e aqui está quem é maior do que Salomão. No juízo final, os homens de Nínive levantar-se-ão com esta geração e hão de condená-la, porque fizeram penitência ao ouvir a pregação de Jonas; e aqui está quem é maior do que Jonas»."

A curiosidade e o interesse são facilmente alimentados por coisas banais e até desedificantes. Mas nem sempre sou capaz de usar das mesmas forças para o que é realmente importante. Sinto que Jesus fala para mim nesta passagem do evangelho. Sinto que me chama a atenção para o facto de nem sempre levar a sério a Sua palavra e nem sempre usar as minhas capacidades para converter a minha vida. Fico na superfície da minha relação com Ele porque vivo na periferia da Sua palavra.

Pai-Nosso que estais nos céus, santificado seja o Vosso Nome, venha a nós o Vosso reino, seja feita a Vossa vontade, assim na terra como no céu. O pão nosso de cada dia nos dai hoje, perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal. Ámen.

Sem comentários:

Enviar um comentário