quarta-feira, 9 de março de 2022

  QUARESMA PASSO A PASSO - 2022 

Quinta-feira da semana I da Quaresma – dia 9 – 10/03/2022

Evangelho Mt 7, 7-12

"Pedi e dar-se-vos-á, procurai e encontrareis, batei à porta e abrir-se-vos-á."

O texto de Mateus faz parte do Sermão da Montanha. Jesus incentiva os discípulos à confiança no Pai. Vale a pena bater à porta de Deus porque Ele atende-nos sempre. Digamos que esta é a regra de ouro no agir: aquele que pede, recebe. Quem busca, acha. É uma máxima da sabedoria humana, fruto do bom-senso, mas com Jesus é elevada à dimensão do Amor de Deus. 

"Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Pedi e dar-se-vos-á, procurai e encontrareis, batei à porta e abrir-se-vos-á. Porque todo aquele que pede recebe, quem procura encontra e a quem bate à porta abrir-se-á. Qual de vós dará uma pedra a um filho que lhe pede pão, ou uma serpente se lhe pedir peixe? Ora, se vós que sois maus, sabeis dar coisas boas aos vossos filhos, quanto mais o vosso Pai que está nos Céus as dará àqueles que lhas pedem! Portanto, o que quiserdes que os homens vos façam fazei-lho vós também: esta é a Lei e os Profetas»."

Diante de Ti, Senhor, eis-me, como filho que confia. Estou à Tua porta como pedinte que estende a mão. É assim que me encontro hoje. Olho-me na minha pobreza humana e reconheço que preciso de Ti, porque me faltam a túnica, o anel, as sandálias e o beijo. Mas vejo-me também na minha condição de filho e sinto-me amado na Tua casa e saciado à Tua mesa. Dá-me, Senhor a alegria da Tua salvação e o dom da conversão sincera, no mais íntimo do meu coração.

Pai-Nosso que estais nos céus, santificado seja o Vosso Nome, venha a nós o Vosso reino, seja feita a Vossa vontade, assim na terra como no céu. O pão nosso de cada dia nos dai hoje, perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal. Ámen.

Sem comentários:

Enviar um comentário