quinta-feira, 2 de dezembro de 2021

 Ano C - 2021

Advento passo a passo - 6

 6ºdia - 03/12/2021

Mateus 9,27-31 

«Acreditais que posso fazer o que pedis?» 

O texto apresenta-se dividido em três partes. Primeiro, dois cegos seguem atrás de Jesus implorando piedade. Depois, entram em casa e aproximam-se dele estabelecendo-se um interessante diálogo que pretende centrar a fé dos que estão com eles em casa. Finalmente surge uma advertência de Jesus e a resposta dos cegos. Trata-se de uma catequese para os que querem ser discípulos de Jesus. Esta catequese pretende ensinar que o caminho de Jesus pode ser longo e muitas vezes Jesus parece não ouvir a nossa voz. Por outro lado, é (em casa) na comunidades dos crentes que esclarecemos a fé (a fé abre os olhos) para nos centrarmos em Jesus e no poder da sua ação e não em qualquer outro interesse. Os cegos que agora veem entendem que não é importante falar do milagre mas não podem calar a verdade sobre Jesus. Por isso saem a divulgar a fama de Jesus.

"Naquele tempo, Jesus pôs-Se a caminho e seguiram-n’O dois cegos, gritando: «Filho de David, tem piedade de nós». Ao chegar a casa, os cegos aproximaram-se d’Ele. Jesus perguntou-lhes: «Acreditais que posso fazer o que pedis?» Eles responderam: «Acreditamos, Senhor». Então Jesus tocou-lhes nos olhos e disse: «Seja feito segundo a vossa fé». E abriram-se os seus olhos. Jesus advertiu-os, dizendo: «Tende cuidado, para que ninguém o saiba». Mas eles, quando saíram, divulgaram a fama de Jesus por toda aquela terra."

Tem piedade de mim, Senhor, que tendo olhos, não vejo. Mostra-me o mistério que se esconde em mim e me faz desejar ver, porque não me é suficiente o que posso contemplar com os meus olhos. Concede-me o dom da fé, a luz para os olhos da fé, a fim de que possa dar testemunho ti aos que colocas na minha vida.

www.aliturgia.com

Sem comentários:

Enviar um comentário