sexta-feira, 10 de dezembro de 2021

 Ano C - 2021

Advento passo a passo - 14 

14ºdia - 11/12/2021

Mateus 11,16-19

«Também assim hão de fazer sofrer o Filho do Homem.»

Jesus desce do monte depois da transfiguração. Ali os discípulos contemplaram a glória de Deus e viram-no a falar com Moisés e Elias, a lei e os profetas, os dois que encarnam a promessa de Deus para o seu povo. Os discípulos questionam Jesus sobre a vinda de Elias e Jesus explica que os doutores da lei, que conhecem as Escrituras, não quiseram ver “Elias”, mas ele já veio, ou seja, que já veio aquele que prepara o coração do povo para achegada da salvação. Do mesmo modo, não vão querer ver nele o Messias Salvador. Pedro, Tiago e João entendem que Jesus está a falar de João Batista e Jesus anuncia a sua própria morte.

Naquele tempo, ao descerem do monte, os discípulos fizeram a Jesus esta pergunta: «Então, por que é que os doutores da Lei dizem que Elias há de vir primeiro?» Ele respondeu: «Sim, Elias há de vir e restabelecerá todas as coisas. Eu, porém, digo-vos: Elias já veio, e não o reconheceram; trataram-no como quiseram. Também assim hão de fazer sofrer o Filho do Homem.» Então, os discípulos compreenderam que se referia a João Batista.

Senhor, que viestes salvar os corações atribulados, dispõe-me para te acolher naqueles que envias à minha vida e preparam em mim o encontro contigo e não permitas que o orgulho me convença a fechar os olhos à Tua chegada, para poder ver a verdade para lá das opiniões.

Sem comentários:

Enviar um comentário