terça-feira, 21 de dezembro de 2021

Ano C - 2021 

 Advento passo a passo - 25

25ºdia - 22/12/2021

Lc 1, 46-56

«O Todo Poderoso fez em mim maravilhas»

Maria era a toda revestida da Palavra de Deus. O Magnificat, o canto de Maria, é uma sucessão de realidades da Palavra, vividas por Maria, que transbordam espontaneamente de sua intimidade. Maria alimentava-se das Escrituras, daí o seu falar estar revestido da Palavra de Deus. “No cântico do Magnificat, cada pedaço de frase é um eco de algum passo da Bíblia… Nós vemos Maria tão penetrada pela Palavra de Deus que daí resulta o seu cântico de louvor. Não nos devemos admirar, portanto, com o facto de Deus na Anunciação lhe responder através do anjo do mesmo modo. À Virgem nutrida pelas Escrituras, o mensageiro divino fala a linguagem das Escrituras!” A Arca da Aliança encerra a lei. Maria continua em si o Evangelho. Maria introduz-nos no mistério de Deus e alimenta-nos com a Palavra que é o próprio Deus. Ela gera Jesus, a Palavra eterna. Maria é nossa mãe pela Palavra.

Naquele tempo, Maria disse: «A minha alma glorifica o Senhor e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador. Porque pôs os olhos na humildade da sua serva: de hoje em diante me chamarão bem-aventurada todas as gerações. O Todo-poderoso fez em mim maravilhas, Santo é o seu nome. A sua misericórdia se estende de geração em geração sobre aqueles que O temem. Manifestou o poder do seu braço e dispersou os soberbos. Derrubou os poderosos de seus tronos e exaltou os humildes. Aos famintos encheu de bens e aos ricos despediu de mãos vazias. Acolheu a Israel, seu servo, lembrado da sua misericórdia, como tinha prometido a nossos pais, a Abraão e à sua descendência para sempre». Maria ficou junto de Isabel cerca de três meses e depois regressou a sua casa.

A Tua Palavra,Senhor,inspira a minha oração. Preciso de Te escutar com mais atenção, com toda a força do meu coração e da minha alma, como Maria, para que a minha oração seja um cântico agradável que Tu acolhes como manifestação do meu amor por Ti. Ensina-me Senhor a escutar-Te para que as minhas palavras não sejam vazias.

Sem comentários:

Enviar um comentário