domingo, 19 de dezembro de 2021

Ano C - 2021 

Advento passo a passo - 23 

23ºdia - 20/12/2021

Lc 1, 26-38

« Não temas, Maria, porque encontraste graça diante de Deus.»

O relato evangélico conta o anúncio do anjo que vem da parte de Deus “convidar” Maria para ser a mãe de Jesus. É um relato muito conhecido que pretende evidenciar a proposta de Deus, a relação de Jesus com David que o identifica com o Messias, a ação de Deus em Maria, através do Espírito Santo, que mostra a origem divina do Menino que vai nascer e a atitude de obediência de Maria diante da proposta de Deus.

Naquele tempo, o Anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia chamada Nazaré, a uma Virgem desposada com um homem chamado José, que era descendente de David. O nome da Virgem era Maria. Tendo entrado onde ela estava, disse o Anjo: «Ave, cheia de graça, o Senhor está contigo». Ela ficou perturbada com estas palavras e pensava que saudação seria aquela. Disse-lhe o Anjo: «Não temas, Maria, porque encontraste graça diante de Deus. Conceberás e darás à luz um Filho, a quem porás o nome de Jesus. Ele será grande e chamar-Se-á Filho do Altíssimo. O Senhor Deus Lhe dará o trono de seu pai David; reinará eternamente sobre a casa de Jacob e o seu reinado não terá fim». Maria disse ao Anjo: «Como será isto, se eu não conheço homem?» O Anjo respondeu-lhe: «O Espírito Santo virá sobre ti e a força do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra. Por isso o Santo que vai nascer será chamado Filho de Deus. E a tua parenta Isabel concebeu também um filho na sua velhice e este é o sexto mês daquela a quem chamavam estéril; porque a Deus nada é impossível». Maria disse então: «Eis a escrava do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra». 

Sinto, hoje, Senhor, que o meu coração quer ser como o de Maria e o de José que, ao escutarem a Tua palavra, mudaram as suas decisões e os seus desejos para fazer a Tua vontade e dar seguimento ao Teu projeto. Nem sempre me é fácil alterar a minha vontade, nem mudar a minha maneira de ver a vida. Nem sempre penso no que Tu queres e poucas vezes entendo que a Tua vontade é mais sensata que a minha. Ajuda-me, Senhor, a ver como Tu vês para não me perder nos labirintos da minha maneira de pensar.


Sem comentários:

Enviar um comentário