quinta-feira, 9 de dezembro de 2021

 Ano C - 2021

Advento passo a passo - 13 


13ºdia - 10/12/2021

Mateus 11,16-19

«A quem poderei comparar esta geração? »

Perante a atitude de incredulidade e rejeição por parte de muitos, ou apenas de alguns, no meio da multidão que O escuta, Jesus toma a palavra e chama a atenção para o facto de estarem a rejeitar a verdade. Ele é a Palavra do Pai. Ele é acontecimento. Deus não diz palavras, revela-se na Palavra. Ele é sobretudo acontecimento no mundo e no homem. Quando este acontecimento irrompe na vida do homem e é por ele aceite, então, acontece a desejada salvação.

Naquele tempo, disse Jesus à multidão: «A quem poderei comparar esta geração? É como os meninos sentados nas praças, que se interpelam uns aos outros, dizendo: ‘Tocámos flauta e não dançastes; entoámos lamentações e não chorastes’. Veio João Batista, que não comia nem bebia, e dizem que tinha o demónio com ele. Veio o Filho do homem, que come e bebe, e dizem: ‘É um glutão e um ébrio, amigo de publicanos e pecadores’. Mas a sabedoria foi justificada pelas suas obras».

As propostas de uma vida fácil e feliz vêm de muitos lados e aparecem revestidas das mais diversas roupagens. Senhor, Tu nos disseste para termos cuidado porque haviam de aparecer muitos a dizer “é por aqui” “sou eu”. O Teu alerta “não os sigais” pretendia ajudar-nos a viver na verdade, a aceitar a verdade e a responder com verdade. Ilumina o meu espírito, Senhor, para conhecer a verdade e ao conhecê-la, amá-la com todo o coração.

Sem comentários:

Enviar um comentário