segunda-feira, 13 de dezembro de 2021

Ano C - 2021

Advento passo a passo - 17 

17ºdia - 14/12/2021

Mt 21, 28-32

«Em verdade vos digo: Os publicanos e as mulheres de má vida irão diante de vós para o reino de Deus.»

A palavra alerta-nos para o facto de podermos tomar a atitude vaidosa de nos julgarmos muito crentes, pessoas de muita fé, de fé esclarecida, de nos sentirmos superiores porque participamos regularmente na vida da Igreja e com isso perdermos o essencial que é o coração de Deus. Os simples deixam-se tocar pelo amor e os orgulhosos revestem-se de indiferença e importância. Cuidado com estas atitudes interiores que não nos deixam acolher Deus que vem ao nosso encontro nos irmãos mais pobres. É tão difícil ver um pobre sentado a nosso lado na Eucaristia, no grupo de catequese, nos movimentos da paróquia. É tão difícil ver um cristão praticante a falar com um pobre na rua…

"Naquele tempo, disse Jesus aos príncipes dos sacerdotes e aos anciãos do povo: «Que vos parece? Um homem tinha dois filhos. Foi ter com o primeiro e disse-lhe: ‘Filho, vai hoje trabalhar na vinha’. Mas ele respondeu-lhe: ‘Não quero’. Depois, porém, arrependeu-se e foi. O homem dirigiu-se ao segundo filho e falou-lhe do mesmo modo. Ele respondeu: ‘Eu vou, Senhor’. Mas de facto não foi. Qual dos dois fez a vontade ao pai?» Eles responderam-Lhe: «O primeiro». Jesus disse-lhes: «Em verdade vos digo: Os publicanos e as mulheres de má vida irão diante de vós para o reino de Deus. João Batista veio até vós, ensinando-vos o caminho da justiça, e não acreditastes nele; mas os publicanos e as mulheres de má vida acreditaram. E vós, que bem o vistes, não vos arrependestes, acreditando nele». 

Senhor Jesus, amigo dos pobres e dos pecadores, que não fazes distinção de pessoas ensina-me a abrir o meu coração à Tua palavra para amar os irmãos e reconhecer que só Tu me podes mostrar o caminho do Reino.

www.aliturgia.com

Sem comentários:

Enviar um comentário