sexta-feira, 3 de dezembro de 2021

  Ano C - 2021

Advento passo a passo - 7


7ºdia - 04/12/2021

Mateus 9, 35 — 10, 1.6-8 

«Ao ver as multidões, encheu-Se de compaixão»

As circunstâncias do tempo presente mostram-se muitas vezes contrárias à esperança. Parece que não há razões para acreditar que tudo poderá ser diferente e que ainda há possibilidade de salvação. A nossa vida pessoal e a vida da sociedade que nos rodeia parecem muitas vezes um caos, onde o homem se perde, e não um lugar de salvação para todos. Deus, porém, contraria esta ideia fatalista com que a realidade nos quer muitas vezes oprimir e desanimar. Ele é um Deus presente, atento e cuidador. A sua voz faz mudar o rumo da vida de todos os que a escutam, os seus ouvidos estão atentos ao nosso clamor e as suas mãos estendem-se para as nossas feridas.

Naquele tempo, Jesus percorria todas as cidades e aldeias, ensinando nas sinagogas, pregando o Evangelho do reino e curando todas as doenças e enfermidades. Ao ver as multidões, encheu-Se de compaixão, porque andavam fatigadas e abatidas, como ovelhas sem pastor. Jesus disse então aos seus discípulos: «A seara é grande, mas os trabalhadores são poucos. Pedi ao Senhor da seara que mande trabalhadores para a sua seara». Depois chamou a Si os seus Doze discípulos e deu-lhes poder de expulsar os espíritos impuros e de curar todas as doenças e enfermidades. Jesus deu-lhes também as seguintes instruções: «Ide às ovelhas perdidas da casa de Israel. Pelo caminho, proclamai que está perto o reino dos Céus. Curai os enfermos, ressuscitai os mortos, sarai os leprosos, expulsai os demónios. Recebestes de graça, dai de graça».


No caminho da minha vida, Senhor, elevo para ti a minha voz, exponho ao teu olhar as minhas feridas e espero o pão de cada dia. Tu és um Deus atento à minha miséria e solícito em atender à minha súplica. No meio da angústia, quando a tribulação atinge as minhas seguranças, tu vens em meu auxílio. Em ti espero, Senhor, pois só tu és o santo de Israel.

www.aliturgia.com

Sem comentários:

Enviar um comentário