sexta-feira, 31 de dezembro de 2021

Ano C - 01/01/2022 

SOLENIDADE DE SANTA MARIA MÃE DE DEUS

A Liturgia de hoje comemora várias realidades:

celebra-se a solenidade da MÃE DE DEUS - "Theotokos" - título atribuído no Concílio de Éfeso, em 431, que sublinha a natureza humana e divina de Cristo. A Virgem Maria é mãe de Deus feito homem;

celebra-se o DIA MUNDIAL DA PAZ - Em 1968, o papa Paulo VI quis que, neste dia, os cristãos rezassem pela paz;

celebra-se o PRIMEIRO DIA DO ANO CIVIL - é o início de uma caminhada que desejamos percorrer com a Bênção de Deus.

 

Na 1ªleitura (Num 6, 22-27) o autor sagrado sublinha a presença contínua de Deus na nossa caminhada. Trata-se de uma linda oração de Bênção do Antigo Testamento em que pedimos a proteção de Deus, para hoje, primeiro dia do ano, mas também para todos os outros dias do ano. 

“O Senhor disse a Moisés: «Fala a Aarão e aos seus filhos e diz-lhes: Assim abençoareis os filhos de Israel, dizendo: ‘O Senhor te abençoe e te proteja. O Senhor faça brilhar sobre ti a sua face e te seja favorável. O Senhor volte para ti os seus olhos e te conceda a paz’. Assim invocarão o meu nome sobre os filhos de Israel e Eu os abençoarei».” 


Na 2ªleitura (Gl 4,4-7) S.Paulo afirma que Cristo vem ao mundo, nascido de uma Mulher, mas sendo “Filho de Deus”, Ele é o Único que pode, por direito de nascimento, chamar a Deus "Abá" (paizinho). A Sua missão é libertar os homens do jugo da Lei e de os tornar, n’Ele, "filhos" adotivos do Pai. Por isso, Maria é chamada verdadeiramente "Mãe de Deus", como o celebramos na festa de hoje. 

“Irmãos: Quando chegou a plenitude dos tempos, Deus enviou o seu Filho, nascido de uma mulher e sujeito à Lei, para resgatar os que estavam sujeitos à Lei e nos tornar seus filhos adotivos. E porque sois filhos, Deus enviou aos nossos corações o Espírito de seu Filho, que clama: «Abá! Pai!». Assim, já não és escravo, mas filho. E, se és filho, também és herdeiro, por graça de Deus.” 


No evangelho (Lc 2,16-21), em que Maria nos parece plenamente feliz, recebendo a visita dos pastores, S.Lucas apresenta Jesus como o Libertador, que veio ao mundo com uma mensagem de salvação para todos, especialmente para os pobres e marginalizados.

“Naquele tempo, os pastores dirigiram-se apressadamente para Belém e encontraram Maria, José e o Menino deitado na manjedoura. Quando O viram, começaram a contar o que lhes tinham anunciado sobre aquele Menino. E todos os que ouviam admiravam-se do que os pastores diziam. Maria conservava todos estes acontecimentos, meditando-os em seu coração. Os pastores regressaram, glorificando e louvando a Deus por tudo o que tinham ouvido e visto, como lhes tinha sido anunciado. Quando se completaram os oito dias para o Menino ser circuncidado, deram-Lhe o nome de Jesus, indicado pelo Anjo, antes de ter sido concebido no seio materno.

A exemplo de MARIA, Mãe de Deus e Rainha da Paz, que eu aprenda a SEMEAR PAZ, ao redor de mim.

Sem comentários:

Enviar um comentário