segunda-feira, 6 de dezembro de 2021

 Ano C - 2021

Advento passo a passo - 10

S. Ambrósio, bispo e doutor da Igreja

 

Memória

 

Ambrósio nasceu em Tréveris, de uma família romana, por volta do ano 340. Fez os seus estudos em Roma e iniciou uma carreira pública. Vivendo em Milão, onde exercia o ofício de prefeito da cidade, foi inesperadamente eleito bispo, sendo ainda catecúmeno.Recebeu a ordenação em 7 de dezembro do ano 374. Fiel cumpridor do seu dever, distinguiu-se sobretudo na caridade para com todos, como verdadeiro pastor e mestre dos fiéis. 

Representa a figura ideal do bispo, pastor, liturgo e mistagogo. Defendeu corajosamente os direitos da Igreja. Com os seus escritos e a sua atividade ilustrou a verdadeira doutrina contra o arianismo. Autor de célebres textos litúrgicos, é considerado o pai da liturgia ambrosiana. Descansou no Senhor na noite santa da Páscoa de 4 de abril de 397.

 


10ºdia - 07/12/2021

Texto: Mateus 18, 12-14

«...não é da vontade de meu Pai que está nos Céus que se perca um só destes pequeninos».


O Senhor não esquece o seu povo e manda o profeta “clamar” em alta voz que a palavra que anuncia a salvação é palavra de Deus e não palavra humana. Os homens são como a erva que murcha e seca mas a palavra de Deus cumpre-se. Deus vem como um pastor que reúne o rebanho e acolhe nos seus braços as ovelhas mais frágeis.


 

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Que vos parece? Se um homem tiver cem ovelhas e uma delas se tresmalhar, não deixará as noventa e nove nos montes para ir procurar a que anda tresmalhada? E se chegar a encontrá-la, em verdade vos digo que se alegra mais por causa dela do que pelas noventa e nove que não se tresmalharam. Assim também, não é da vontade de meu Pai que está nos Céus que se perca um só destes pequeninos».

Abre, Senhor, os meus olhos à esperança. É verdade que na vida e no mundo há tantos sinais de desgraça que podem provocar a desilusão, mas também é verdade que os teus sinais libertadores, a força e o poder do teu amor que perdoa e salva, são mais fortes que qualquer desgraça que possa experimentar. Salva-me, Senhor, do desterro do desânimo e da fraqueza da pouca fé.

www.aliturgia.com

Sem comentários:

Enviar um comentário