domingo, 22 de maio de 2022

 SEMANA VI DO TEMPO PASCAL- 2022

Segunda-feira VI da Páscoa - 23.05.2022

Evangelho Jo 15, 26-16, 4a

«Quando vier o Paráclito, que Eu vos enviarei de junto do Pai, o Espírito da verdade, que procede do Pai, Ele dará testemunho de Mim.»

Jesus fala do que vai acontecer no futuro, da vinda do Espírito que Ele enviará, do testemunho do Espírito e do testemunho dos discípulos. Este testemunho será dado no meio das perseguições que atingirão os que conheceram o Pai e conheceram Jesus. Os discípulos devem estar atentos ao Espírito que lhes inspira o verdadeiro testemunho e lhes recorda o que já lhes foi antecipadamente mostrado por Jesus. Esta advertência de Jesus serve para poderem reconhecer os sinais da perseguição do mundo e a forma de lhe responder, de acordo com as instruções recebidas e com o testemunho do Espírito.

www.aliturgia.com

"Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Quando vier o Paráclito, que Eu vos enviarei de junto do Pai, o Espírito da verdade, que procede do Pai, Ele dará testemunho de Mim. E vós também dareis testemunho, porque estais comigo desde o princípio. Disse-vos estas palavras para não sucumbirdes. Hão de expulsar-vos das sinagogas; e mais ainda, aproxima-se a hora em que todo aquele que vos matar julgará que presta culto a Deus. Procederão assim por não terem conhecido o Pai, nem Me terem conhecido a Mim. Mas Eu disse-vos isto, para que, ao chegar a hora, vos lembreis de que vo-lo tinha dito»."

O Evangelho de hoje, continuação do de domingo, leva-nos ao momento comovedor e dramático que é a última ceia de Jesus com os seus discípulos. O evangelista João recolhe dos lábios e do coração do Senhor os seus últimos ensinamentos, antes da paixão e da morte. Jesus promete aos seus amigos, naquele momento triste e obscuro, que depois dele receberão «outro Paráclito». Esta palavra significa outro «Advogado», outro Defensor, outro Consolador: «O Espírito da verdade»; e acrescenta: «Não vos deixarei órfãos: voltarei a vós». Estas palavras transmitem a alegria de uma nova vinda de Cristo: Ele, ressuscitado e glorificado, reside no Pai e, ao mesmo tempo, vem a nós no Espírito Santo. É nesta sua nova vinda que se revela a nossa união com Ele e com o Pai: «Conhecereis que estou em meu Pai, e vós em mim e Eu em vós».

Meditando estas palavras de Jesus, hoje nós compreendemos com sentido de fé que somos o povo de Deus em comunhão com o Pai e com Jesus, mediante o Espírito Santo. Neste mistério de comunhão, a Igreja encontra a fonte inesgotável da sua missão, que se realiza através do amor. (...) É o amor que nos introduz no conhecimento de Jesus, graças à ação deste «Advogado» que Jesus nos enviou, ou seja, o Espírito Santo. O amor a Deus e ao próximo é o maior mandamento do Evangelho. Hoje o Senhor chama-nos a corresponder generosamente à vocação evangélica do amor, pondo Deus no centro da nossa vida e dedicando-nos ao serviço dos irmãos, de maneira especial dos mais necessitados de ajuda e de consolação. (...)

Cada dia devemos aprender a arte de amar. Escutai isto: cada dia devemos aprender a arte de amar, cada dia devemos seguir com paciência a escola de Cristo, cada dia devemos perdoar e olhar para Jesus, e isto com o auxílio deste «Advogado», deste Consolador que Jesus nos enviou, que é o Espírito Santo.

A Virgem Maria, discípula perfeita do seu Filho e Senhor, nos ajude a ser cada vez mais dóceis ao Pará- clito, o Espírito de verdade, para aprendermos cada dia a amar como Jesus nos amou.

Regina Caeli , 21 de maio de 2017

Papa Francisco

Sem comentários:

Enviar um comentário