quinta-feira, 1 de dezembro de 2022

 Ano A - 2022

Advento passo a passo

Semana 1 

6º dia - Sexta-feira - 2/12/2022

Mt 9, 27-31

«Acreditais que posso fazer o que pedis?» Eles responderam: «Acreditamos, Senhor»

O texto apresenta-se dividido em três partes. Primeiro, dois cegos seguem atrás de Jesus implorando piedade. Depois, entram em casa e aproximam-se dele estabelecendo-se um interessante diálogo, que pretende centrar a fé dos que estão com eles em casa. Finalmente, surge uma advertência de Jesus e a resposta dos cegos. Trata-se de uma catequese para os que querem ser discípulos de Jesus. Esta catequese pretende ensinar que o caminho de Jesus pode ser longo e muitas vezes Jesus parece não ouvir a nossa voz. Por outro lado, é (em casa) na comunidade dos crentes, que esclarecemos a fé (a fé abre os olhos) para nos centrarmos em Jesus e no poder da sua ação e não em qualquer outro interesse. Os cegos, que agora veem, entendem que não é importante falar do milagre, mas não podem calar a verdade sobre Jesus. Por isso saem a divulgar a fama de Jesus.

aliturgia.com

“Naquele tempo, Jesus pôs-Se a caminho e seguiram-n’O dois cegos, gritando: «Filho de David, tem piedade de nós». Ao chegar a casa, os cegos aproximaram-se d’Ele. Jesus perguntou-lhes: «Acreditais que posso fazer o que pedis?» Eles responderam: «Acreditamos, Senhor». Então Jesus tocou-lhes nos olhos e disse: «Seja feito segundo a vossa fé». E abriram-se os seus olhos. Jesus advertiu-os, dizendo: «Tende cuidado, para que ninguém o saiba». Mas eles, quando saíram, divulgaram a fama de Jesus por toda aquela terra.”

Jesus convida-me a segui-lo pelos caminhos da minha vida, mas também a demorar-me com Ele na sua casa, para o conhecer e centrar nele a minha fé, juntamente com os meus irmãos. Pede-me que esclareça e purifique a fé no encontro com Ele e com os irmãos, para não ver a partir do exterior, mas do mistério que se esconde em mim. Só assim poderei, como os cegos, falar verdade sobre Jesus a todos os homens.

aliturgia.com

Pai-Nosso, que estais nos céus, santificado seja o Vosso Nome, venha a nós o Vosso reino, seja feita a Vossa vontade assim na terra como no céu. O pão nosso de cada dia nos dai hoje, perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal. Ámen.

Sem comentários:

Enviar um comentário