quarta-feira, 21 de dezembro de 2022

Ano A - 2022

Advento passo a passo

Semana 4  

26º dia – Quinta-feira - 22/12/2022

Lc 1, 46-56

« A minha alma glorifica o Senhor e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador. »

Maria eleva até Deus como uma oração o cântico de louvor do magnificat. Trata-se de um conjunto de afirmações retirados de salmos e de muitas outras passagens da Bíblia. Aquela que gerou no seu seio Jesus Cristo, a Palavra do Pai, inspira-se na mesma palavra para louvar a Deus pelo que Ele realizou na sua vida.

Naquele tempo, Maria disse: «A minha alma glorifica o Senhor e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador. Porque pôs os olhos na humildade da sua serva: de hoje em diante me chamarão bem-aventurada todas as gerações. O Todo-poderoso fez em mim maravilhas, Santo é o seu nome. A sua misericórdia se estende de geração em geração sobre aqueles que O temem. Manifestou o poder do seu braço e dispersou os soberbos. Derrubou os poderosos de seus tronos e exaltou os humildes. Aos famintos encheu de bens e aos ricos despediu de mãos vazias. Acolheu a Israel, seu servo, lembrado da sua misericórdia, como tinha prometido a nossos pais, a Abraão e à sua descendência para sempre». Maria ficou junto de Isabel cerca de três meses e depois regressou a sua casa.” 

A minha vida está cheia de acontecimentos nos quais Deus está permanentemente presente. A sua ação acontece sempre a meu favor. Até os acontecimentos menos agradáveis são manifestação do amor de Deus que me ensina a construir a minha vida. Sou convidado, como Maria, a agradecer e louvar a Deus pela sua ação salvadora em mim. Com a Palavra de Deus que escuto aprendo a usar as palavras certas para que o meu louvor, a minha oração, seja agradável a Deus.

A Tua Palavra, Senhor, inspira a minha oração. Preciso escutar-te com mais atenção, com toda a força do meu coração e da minha alma, como Maria, para que a minha oração seja um cântico agradável que Tu acolhes como manifestação do meu amor por ti. Ensina-me, Senhor a escutar-te, para que as minhas palavras não sejam vazias.

Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Assim como era no princípio, agora e sempre. Ámen.

Sem comentários:

Enviar um comentário