quinta-feira, 15 de dezembro de 2022

 Ano A - 2022

Advento passo a passo

Semana 3 

 

20º dia – Sexta-feira - 16/12/2022

Jo 5, 33-36

«Pois as obras que o Pai Me deu para consumar – as obras que Eu realizo – dão testemunho de que o Pai Me enviou»

As palavras de Jesus transmitidas por João no seu evangelho revelam que entre Jesus e o Pai há uma cumplicidade que se traduz em obediência. Na obediência, Jesus realiza as obras que o Pai lhe deu e recebe dele o testemunho. Mas como os homens têm dificuldade em compreender o testemunho divino, então, é João Batista quem apresenta Jesus como aquele que vem. Perante esta afirmação Jesus mostra como é fácil enganarmo-nos, pois eles deram crédito a João e julgaram que ele era a luz, a ponto de se alegrarem com ele. Mas é preciso ir mais longe e perceber que João Batista, em quem acreditaram, não era a luz mas dava testemunho da Luz.

aliturgia.com 

“Naquele tempo, disse Jesus aos judeus: Vós mandastes emissários a João Batista e ele deu testemunho da verdade. Não é de um homem que Eu recebo testemunho, mas digo-vos isto para que sejais salvos. João era uma lâmpada que ardia e brilhava e vós, por um momento, quisestes alegrar-vos com a sua luz. Mas Eu tenho um testemunho maior que o de João, pois as obras que o Pai Me deu para consumar – as obras que Eu realizo – dão testemunho de que o Pai Me enviou».”

Jesus quer, como o Pai, que o homem seja salvo. Sabe que as dificuldades do homem são muitas para chegar ao conhecimento de Deus e fazer a experiência da fé. Muitas vezes interpõem-se outros sinais que parecem ser os de Deus que vem salvar, mas é engano. Abrir os olhos para ver em Jesus aquele que faz a vontade do Pai e realiza as obras que o Pai lhe deu, é a função da fé. Jesus faz-nos esse convite, de acolher a fé como um dom que nos projeta no mistério de Deus.

Alegro-me tantas vezes com a luz que os homens inventam para fazer valer as suas obras. Alegro-me ainda com a luz projetada em alguns homens que te conhecem e te amam. Vejo o teu reflexo na beleza da criação. Tenho tanta dificuldade em ver-te a ti, verdadeira luz, que ilumina a minha vida. Ensina-me, Senhor, a viver na Luz que és tu, o enviado do Pai. 

aliturgia.com 

Pai-Nosso, que estais nos céus, santificado seja o Vosso Nome, venha a nós o Vosso reino, seja feita a Vossa vontade assim na terra como no céu. O pão nosso de cada dia nos dai hoje, perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal. Ámen.

Sem comentários:

Enviar um comentário