domingo, 11 de dezembro de 2022

Ano A - 2022

Advento passo a passo

Semana 3 

16º dia – Segunda-feira - 12/12/2022

Mt 21, 23-27

«Donde era o batismo de João? Do Céu ou dos homens?» (...) E responderam a Jesus: «Não sabemos». Ele por sua vez disse-lhes: «Então não vos digo com que autoridade faço isto». 

O texto está ligado com a atitude de Jesus perante os vendilhões que se encontram no Templo a vender toda a espécie de coisas e fazendo da casa de Deus um covil de ladrões.

Estando Ele a ensinar, aparecem os sacerdotes e os anciãos que o questionam sobre a sua atitude. Jesus já os conhece e já conhece o seu coração fechado às coisas da fé por Ele anunciadas, por isso, coloca-lhes uma questão. A pergunta de Jesus é oportuna: “Donde era o batismo de João? Do Céu ou dos homens?”. Eles não acreditaram em João, não acreditam em Jesus e não acreditarão em ninguém porque só acreditam em si próprios e nos seus interesses.

aliturgia.com

“Naquele tempo, Jesus foi ao templo e, enquanto ensinava, aproximaram-se d’Ele os príncipes dos sacerdotes e os anciãos do povo, que Lhe perguntaram: «Com que autoridade fazes tudo isto? Quem Te deu tal direito?» Jesus respondeu-lhes: «Vou fazer-vos também uma pergunta e, se Me responderdes a ela, dir-vos-ei com que autoridade faço isto. Donde era o batismo de João? Do Céu ou dos homens?» Mas eles começaram a deliberar, dizendo entre si: «Se respondermos que é do Céu, vai dizer-nos: ‘Porque não lhe destes crédito?’ E se respondermos que é dos homens, ficamos com receio da multidão, pois todos consideram João como profeta». E responderam a Jesus: «Não sabemos». Ele por sua vez disse-lhes: «Então não vos digo com que autoridade faço isto». 

É tão frequente a dificuldade de diálogo entre a Igreja e o mundo. Entre um sacerdote e um cristão. Entre a proposta de Jesus e a nossa vontade. Valia a pena prestarmos atenção ao que queremos e ao que querem as pessoas quando vão à igreja pedir um batismo, um casamento… O que a Igreja tem para nos dar e o que nós queremos está tão distante que chega mesmo a entrar em conflito porque não abrimos o coração à proposta. Vemos apenas os nossos interesses e as nossas ideias e nem percebemos como somos pequeninos. 

aliturgia.com

A Tua palavra, Senhor, quer rasgar caminhos e abrir horizontes de plenitude e eternidade. Tu queres que eu seja grande, tão grande como Tu. Desejas que o meu coração seja livre, tão livre como o Teu. Pretendes arrancar-me da minha condição terrena e tornar-me divino. E eu, Senhor, só penso nas coisas imediatas e nem percebo que fico pobre, cada vez mais pobre, mais terra à terra, rastejando cada vez mais. Não me criaste para comer o pó da terra, como a serpente de Génesis, nem para ser escravo que se deita no chão para o seu senhor passar. Criaste-me para ser filho, herdeiro, cidadão de plenos direitos. Abre, com toda a Tua força, o meu coração para que saboreie a alegria da Boa Nova que Tu és para mim.

aliturgia.com

Avé-Maria cheia de graça, o Senhor é convosco, bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre Jesus. Santa Maria, mãe de Deus, rogai por nós pecadores agora e na hora da nossa morte. Ámen.

Sem comentários:

Enviar um comentário