segunda-feira, 25 de abril de 2022

  SEMANA II DO TEMPO PASCAL- 2022

Terça-feira II da Páscoa - 26.04.2022

Evangelho Jo 3, 7b-15

«Ninguém subiu ao Céu, senão Aquele que desceu do Céu: o Filho do homem.»

Diante de Jesus, Nicodemos parece ter deixado de lado a sua sabedoria, ele que é Mestre em Israel. As palavras de Jesus apenas lhe permitem balbuciar uma ou outra pergunta que Jesus aproveita para continuar a falar das coisas importantes da terra e do céu. “Como pode ser isso?” Nascer de novo, nascer do Espírito são realidades estranhas para Nicodemos. Jesus revela-lhe a profundidade do mistério de Deus, que só Ele conhece porque foi Ele quem desceu do céu. Este mistério da vida nova que vem de Deus será conhecida e participada por todos os que acreditarem naquele que será elevado como a serpente no deserto.

www.aliturgia.com

"Naquele tempo, disse Jesus a Nicodemos: «Não te admires por Eu te haver dito que todos devem nascer de novo. O vento sopra onde quer: ouves a sua voz, mas não sabes donde vem nem para onde vai. Assim acontece com todo aquele que nasceu do Espírito». Nicodemos perguntou: «Como pode ser isso?» Jesus respondeu-lhe: «Tu és mestre em Israel e não sabes estas coisas? Em verdade, em verdade te digo: Nós falamos do que sabemos e damos testemunho do que vimos, mas vós não aceitais o nosso testemunho. Se vos disse coisas da terra e não acreditais, como haveis de acreditar, se vos disser coisas do Céu? Ninguém subiu ao Céu, senão Aquele que desceu do Céu: o Filho do homem. Assim como Moisés elevou a serpente no deserto, também o Filho do homem será elevado, para que todo aquele que acredita tenha n’Ele a vida eterna»."

No Evangelho fala-se de um certo Nicodemos (cf. Jo 3, 1-21), um idoso, uma autoridade em Israel, que vai procurar Jesus para O conhecer; e o Senhor fala-lhe da necessidade de “renascer do alto” (cf. v. 3). Mas que significa isto? Pode-se “renascer”? Voltar a ter o gosto, a alegria, a maravilha da vida, é possível, mesmo face a tantas tragédias? Esta é uma pergunta fundamental da nossa fé e este é o desejo de qualquer crente verdadeiro: o desejo de renascer, a alegria de recomeçar. Nós temos este desejo? Cada um de nós tem vontade de renascer sempre para se encontrar com o Senhor? Tendes este desejo? Com efeito, pode-se perdê-lo facilmente porque, por causa de tantas atividades, de tantos projetos a concretizar, no final temos pouco tempo e perdemos de vista o que é fundamental: a nossa vida do coração, a nossa vida espiritual, a nossa vida que é encontro com o Senhor na oração.


Audiência Geral de 15 de novembro de 2017

Papa Francisco

Sinto a urgência de beber dessa água e desse Espírito que gera em mim a vida nova do amor de Deus. Que os meus olhos se abram para ti e na cruz encontre a fonte do mistério mais profundo que o homem pode conhecer, o mistério de um Deus que se derrama em amor até à morte para me salvar. Derrama sobre mim, Senhor, a força do teu Espírito e faz-me renascer cada dia um pouco mais, até conhecer totalmente os mistérios do céu. 

www.aliturgia.com

Sem comentários:

Enviar um comentário