domingo, 10 de abril de 2022

  QUARESMA PASSO A PASSO - 2022

SEMANA SANTA

Segunda-feira da Semana Santa - dia 4111/04/2022

Evangelho Jo 12, 1-11


«Pobres, sempre os tereis convosco; mas a Mim, nem sempre Me tereis»


O cuidado de João, em referir a cronologia dos acontecimentos com precisão, permite-nos reviver pontualmente a graça dos últimos eventos que prepararam a Páscoa de Jesus. O jantar de Jesus, em Betânia, é prelúdio da Última Ceia. A refeição, tomada em grupo, era um gesto sagrado porque indicava comunhão de sentimentos e de vida, e era ensejo para dar graças a Deus por todos os seus dons, a começar pela vida. No episódio que o evangelho de hoje refere, esse aspeto era realçado pela presença de Lázaro, «ressuscitado dos mortos». Mas, na cena descrita por João, tem particular realce Maria, com o seu gesto de amor adorante, sem cálculos nem medida. Essa mulher derrama sobre os pés de Jesus um perfume que podia custar o salário recebido por um trabalhador manual durante dez meses. E, anota João, «a casa encheu-se com a fragrância do perfume». Maria é imagem da Igreja-Esposa, unida ao sacrifício de Cristo-Esposo, que contrasta com a esquálida figura de Judas. O amor dilatou o coração de Maria, irmã de Lázaro, enquanto a mesquinhez fechou irremediavelmente o de Judas Iscariotes.


"Seis dias antes da Páscoa, Jesus foi a Betânia, onde vivia Lázaro, que Ele tinha ressuscitado dos mortos. Ofereceram-Lhe lá um jantar: Marta andava a servir e Lázaro era um dos que estavam à mesa com Jesus. Então Maria tomou uma libra de perfume de nardo puro, de alto preço, ungiu os pés de Jesus e enxugou-Lhos com os cabelos; e a casa encheu-se com o perfume do bálsamo. Disse então Judas Iscariotes, um dos discípulos, aquele que havia de entregar Jesus: «Porque não se vendeu este perfume por trezentos denários, para dar aos pobres?» Disse isto, não porque se importava com os pobres, mas porque era ladrão e, tendo a bolsa comum, tirava o que nela se lançava. Jesus respondeu-lhe: «Deixa-a em paz: ela tinha guardado o perfume para o dia da minha sepultura. Pobres, sempre os tereis convosco; mas a Mim, nem sempre Me tereis». Soube então grande número de judeus que Jesus Se encontrava ali e vieram, não só por causa de Jesus, mas também para verem Lázaro, que Ele tinha ressuscitado dos mortos. Entretanto, os príncipes dos sacerdotes resolveram matar também Lázaro, porque muitos judeus, por causa dele, se afastavam e acreditavam em Jesus."

Senhor Jesus, concede-me a graça de viver estes dias da tua Paixão perto de Ti (...) Dá-­me a graça de compreender, tanto quanto é possível neste mundo, o Teu amor por mim. Então compreenderei também que, tudo quanto faço por Ti, é pouco, mesmo muito pouco. (...) Quero procurar-Te assídua e fielmente, colocando-me na Tua presença no começo de cada ação,(...) ao longo do dia. Ajuda-me, Senhor, e dá-me assiduidade e persistência na oração. Ámen.

Avé Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco, bendita sois vós entre as mulheres, bendito é o fruto do vosso ventre Jesus.

Santa Maria, Mãe de Deus, rogais por nós pecadores agora e na hora da nossa morte. Ámen.

Sem comentários:

Enviar um comentário