segunda-feira, 22 de março de 2021

QUARESMA PASSO A PASSO

35º Dia – terça-feira V – 23/03/2021

"Aquele que Me enviou está comigo."

EVANGELHO  Jo 8, 21-30

"Naquele tempo, disse Jesus aos fariseus: «Eu vou partir. Haveis de procurar-Me e morrereis no vosso pecado. Vós não podeis ir para onde Eu vou». Diziam então os judeus: «Irá Ele matar-Se? Será por isso que Ele afirma: ‘Vós não podeis ir para onde Eu vou’?» Mas Jesus continuou, dizendo: «Vós sois cá de baixo, Eu sou lá de cima; vós sois deste mundo, Eu não sou deste mundo. Ora Eu disse-vos que morrereis nos vossos pecados, porque, se não acreditardes que ‘Eu sou’, morrereis nos vossos pecados». Então perguntaram-Lhe: «Quem és Tu?» Respondeu-lhes Jesus: «Absolutamente aquilo que vos digo. Tenho muito que dizer e julgar a respeito de vós. Mas Aquele que Me enviou é verdadeiro e Eu comunico ao mundo o que Lhe ouvi». Eles não compreenderam que lhes falava do Pai. Disse-lhes então Jesus: «Quando levantardes o Filho do homem, então sabereis que ‘Eu sou’ e que por Mim nada faço, mas falo como o Pai Me ensinou. Aquele que Me enviou está comigo: não Me deixou só, porque Eu faço sempre o que é do Seu agrado». Enquanto Jesus dizia estas palavras, muitos acreditaram n’Ele."

Hoje, escutamos novamente uma conversa baseada na origem e no destino de Jesus. A repetição das perguntas e o levantar de certas questões revela a incredulidade dos interlocutores. Jesus não pode ser julgado a partir de critérios meramente humanos, porque Ele é do alto, é Deus, pertence ao mundo de Deus.

Jesus atualiza a mensagem, manifestando que a vida é uma realidade dinâmica. Isto pode incomodar quem está habituado a vê-la de forma estática. A velha atitude de fé em Deus é apresentada de maneira comprometedora, a ponto de nos lançar numa inquietação constante.

Jesus não é um mistério estático, mas Aquele que projeta para o futuro. Fazer da fé um código fechado de regras, sem descobrir esta realidade evolutiva, torna-se numa inversão da mensagem de Jesus e no empecilho à felicidade. Aqui aparece claramente o confronto dos dois projetos: Jesus comprometido com o plano do Pai, que é a vida, e os seus adversários apostados em viver no plano da morte.

in https://www.jesuitasbrasil.org.br/ 

Pai-Nosso, que estais nos céus, santificado seja o Vosso Nome, venha a nós o Vosso reino, seja feita a Vossa vontade assim na terra como no céu. O pão nosso de cada dia nos dai hoje, perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal. Ámen.

Sem comentários:

Enviar um comentário