terça-feira, 30 de março de 2021

 QUARESMA PASSO A PASSO


43° Dia
 – quarta-feira - semana santa – 31/03/2021

" A partir de então Judas procurava uma ocasião para O entregar ."


EVANGELHO Mt 26,14-25 


“Naquele tempo, um dos Doze, chamado Iscariotes, foi ter com os príncipes dos sacerdotes e disse-lhes: “Que estais dispostos a dar-me para vos entregar Jesus?” Eles garantiram-lhe trinta moedas de prata. A partir de então, Judas  procurava uma oportunidade para O entregar. No primeiro dia dos Ázimos, os discípulos foram ter com Jesus e perguntaram-Lhe: “Onde queres que façamos os preparativos para comer a Páscoa?” Ele respondeu “Ide à cidade, a casa de tal pessoa, e dizei-lhe: “O Mestre manda dizer:o meu tempo está próximo. É em tua casa que Eu quero celebrar  a Páscoa com os meus discípulos”. Os discípulos fizeram como Jesus lhes tinha mandado e prepararam a Páscoa. Ao cair da tarde, sentou-Se à mesa com os Doze. Enquanto comiam declarou: “ Em verdade vos digo: Um de vós Me entregará”. Profundamente entristecidos, começou cada um a perguntar-Lhe: “Serei eu Senhor?” Jesus respondeu: “Aquele que meteu comigo a mão no prato é que vai entregar-Me. O Filho do homem vai partir, como está escrito acerca d’Ele. Mas ai daquele por quem o Filho do homem vai ser entregue! Melhor seria para esse homem não ter nascido”. Judas, que O ia entregar, tomou a palavra e perguntou: “Serei eu, Mestre?” Respondeu Jesus: “ Tu o disseste”.”



Na Quarta-Feira Santa, a Igreja propõe-nos que meditemos o Evangelho de Jesus segundo Mt 26, 14-25. Esta leitura apresenta-nos a traição de Judas. Descreve-nos  como Judas foi ter com os chefes dos sacerdotes e se ofereceu para trair Jesus. Aceitou trinta moedas de prata como recompensa da sua traição. Por apenas trinta moedas de prata, um dos Doze entregou o Mestre! Por quantas moedas cada um de nós tem vendido Jesus? É chegada a hora das trevas!

Com um simples beijo Judas planeia vender o seu mestre. Por trinta moedas traça-se o poder financeiro, material e finito pela vida, dom de Deus. Uma verdadeira contradição, o dono de tudo é trocado pelo dinheiro. Ontem como hoje a opção pelo dinheiro e a rejeição da vida têm falado mais alto. 

Estamos hoje diante da agonia de Jesus no Monte das Oliveiras quando, diante do sofrimento que passaria nas próximas horas, Jesus, numa tristeza mortal, num gesto humano suplica ao Pai: “Meu Pai, se é possível, afasta de Mim este cálice ” (Mt 26, 39). Mas imediatamente, como cordeiro que vai para o matadouro, diz: “Contudo, não seja feito como Eu quero, mas como Tu queres” (Mt 26, 39). É a Vítima perfeita que Se entrega, é o Cordeiro Pascal, é Aquele que tira o pecado do mundo por Amor! É o Bom Pastor, aquele que dá a vida pelas Suas ovelhas!

Hoje, São Mateus revela-nos o modo como Jesus foi traído por um dos Seus homens de confiança. O evangelho destaca que o gesto estava inserido num contexto maior do desígnio divino sobre o destino do Messias. Nem por isso a sua responsabilidade foi menor. As palavras terríveis que recaíram sobre ele não deixam dúvida a este respeito: “Seria melhor que nunca tivesse nascido!” Só Judas age na contramão da vontade do Mestre, mesmo que a sua decisão, já estivesse no contexto da vontade de Deus.

A atitude cristã, que devemos ter, é a de corresponder à graça divina, e não a desprezar, traindo o Amor de Cristo, como fez Judas. Peçamos ao Senhor que nos conceda uma fé firme e permanente a ponto de fazermos a diferença neste mundo, cheio de ganância e numa busca constante de privilégios e, sobretudo, onde parece que o grito de Maquiavel “os fins justificam os meios” continua ditando normas. Tira-se a vida em troca de Poder, Prazer e Posse.Jesus faz do dom da Sua vida entregue, doada livremente por nós, a Nova e Eterna Aliança com o Pai celeste, a fim de que, livres do pecado, vivamos agora na liberdade de filhos e filhas de Deus.

                                                          in https://www.jesuitasbrasil.org.br/ 


Pai-Nosso, que estais nos céus, santificado seja o Vosso Nome, venha a nós o Vosso reino, seja feita a Vossa vontade assim na terra como no céu. O pão nosso de cada dia nos dai hoje, perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal. Ámen.

Sem comentários:

Enviar um comentário